Notícia

Jornal Cidade (Rio Claro, SP) online

São Paulo fará mapa de enfartados do Brasil

Publicado em 24 julho 2008

O Hospital estadual Dante Pazzanese, da Secretaria de Estado da Saúde, desenvolve um mapa genético de pacientes vítimas do infarto

O Hospital estadual Dante Pazzanese, da Secretaria de Estado da Saúde, desenvolve um mapa genético de pacientes vítimas do infarto do miocárdio no Brasil, para é verificar os genes que são ativados e as proteínas que o organismo de cada indivíduo sintetiza no momento do ataque.

Dez pacientes do sexo masculino com mais de 50 anos que chegaram ao pronto-socorro do Dante com infarto em 2007 tiveram sangue coletado na mesma hora em que os médicos realizavam o atendimento de emergência. O material foi enviado à Universidade da Catalunha, juntamente com o sangue de 10 outras pessoas consideradas saudáveis, para comparação.

O resultado das análises laboratoriais será encaminhado à Universidade de Michigan para avaliação estatística comparativa. A conclusão do trabalho deverá ser divulgada pelo Dante no início do próximo ano. Cerca de R$ 300 mil estão sendo investidos pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para a realização do estudo.