Notícia

Universia Brasil

São Paulo e França estão com parceria para intercâmbio de pesquisadores

Publicado em 07 novembro 2011

A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) está com parceria com o CNRS (Centre National de La Recherche Scientifique) para intercâmbio de pesquisadores entre o Estado de São Paulo e a França.

Pela FAPESP, poderão se inscrever pesquisadores responsáveis por projetos vigentes nas modalidades Auxílio à Pesquisa - Regular e Projetos Temáticos ou por auxílios desenvolvidos no âmbito dos programas Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão.

As inscrições pela FAPESP estão abertas para envio de propostas em todas as áreas de conhecimento científico e tecnológico. Cada projeto deverá ter a duração de, no máximo, 24 meses. A vigência dos processos que vierem a ser aprovados deverá ser, obrigatoriamente, entre 1º de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2013.

As propostas serão recebidas até o dia 16 de novembro de 2011 e devem ser apresentadas simultaneamente pelo pesquisador do Estado de São Paulo à FAPESP e pelo seu colaborador da França ao CNRS.

A FAPESP e o CNRS apoiarão com recursos de até sete mil euros anuais, pela vigência estabelecida na concessão, destinados necessariamente e exclusivamente a despesas de mobilidade (passagens, diárias e seguro-saúde).

Somente as propostas aprovadas por ambas as partes serão financiadas. No edital estão todas as informações do programa. Para se inscrever, é preciso cadastrar-se no Sistema de Apoio à Gestão da FAPESP.