São José dos Campos avança rumo a um futuro ainda mais sustentável e com melhor qualidade de vida para a população. O município será a primeira cidade carbono neutro do Brasil. A Prefeitura realizou uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (5) para apresentar detalhes do projeto.
A cidade passou a integrar o CCD (Centro de Ciências para o Desenvolvimento) Cidades Carbono Neutro, projeto de iniciativa do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo) em parceria com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
A iniciativa reúne esforços para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e transformar os centros urbanos em espaços mais saudáveis, resilientes e comprometidos com o meio ambiente.
O projeto tem como foco o desenvolvimento de soluções práticas que ampliem a resiliência climática das cidades, promovam o uso de tecnologias inspiradas na natureza e incentivem estratégias sustentáveis baseadas em economias de baixo carbono.
As ações seguem diretrizes semelhantes às adotadas por cidades da União Europeia, que já adotam metas ambiciosas para reduzir significativamente as emissões de carbono.