Notícia

Revista Museu

São João del Rei discute patrimônio cultural

Publicado em 23 outubro 2009

O Ano da França no Brasil promove na cidade de São João del Rei, em Minas Gerais, a escola temática interdisciplinar "Caracterização e Datação de Materiais do Patrimônio Cultural", que pretende discutir as questões que envolvem o patrimônio cultural. O evento será realizado de 25 a 31 de outubro, no Campus Santo Antonio da Universidade Federal de São João del Rei, no Anfiteatro da Biblioteca Otto Lara Resende.

"O Ano da França no Brasil deve olhar para passado, presente e futuro, e a preservação do patrimônio cultural deve também ser contemplada. Este é um evento que permitirá uma troca importante entre especialistas dos dois países, em um profundo ambiente de intercâmbio", destacou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.

O evento é organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e o Centre de Recherche et de Restauration des Musées de France (C2RMF). Seu objetivo é discutir as problemáticas e metodologias na interface da física, da química analítica, da arqueologia e da conservação-restauração. O programa da escola inclui cursos teóricos sobre os principais temas e técnicas das ciências do patrimônio, além de demonstrações e trabalhos práticos.

A Escola terá aproximadamente 60 participantes, sobretudo docentes universitários, pesquisadores e doutorandos, dos domínios da física, da química ou da arqueologia, assim como técnicos em conservação e restauração, que exerçam atividades profissionais na América do Sul e, mais destacadamente, no Brasil.

O evento terá conferencistas brasileiros e franceses, entre eles representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS).

A Escola é patrocinada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, pelo Governo Federal do Brasil, CBPF, C2RMF, Universidade Federal de São João del Rei, Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Centro Latino Americano de Física (CLAF), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

 

Escola temática interdisciplinar: Caracterização e Datação de Materiais do Patrimônio Cultural; De 25 a 31 de outubro; Local: Campus Santo Antonio da Universidade Federal de São João del Rei - Anfiteatro da Biblioteca Otto Lara Resende; Endereço: Praça Frei Orlando, 170 - São João del Rei (MG)