Notícia

DCI

São Carlos será a capital da robótica durante três dias

Publicado em 13 outubro 2014

Por Bete Cervi

São Carlos - A mostra de robótica que acontece em São Carlos a partir do próximo sábado, entre os dias 18 e 22, contará com 20 mil robôs. Também acontecerão, simultaneamente, três grandes competições e uma mostra nacional, eventos abertos ao público e gratuitos.

No sábado (18), cerca de 170 equipes se apresentam para as duas competições (Latin American Robotics Competition e Competição Brasileira de Robótica). No domingo, às 13h, começa a jornada de desafios dos robôs dos competidores.

O evento prossegue até o dia 22, quando acontecem as premiações.

Entre as diversas modalidades que compõem a 13th Latin American Robotics Competition (Larc) e a 12ª Competição Brasileira de Robótica (Cbr), há quatro destinadas especialmente ao futebol de robôs: humanoide, em que o jogo é disputado por robôs que têm alguma similaridade com os humanos ; small-size, em que o tamanho reduzido é o diferencial; além das categorias de simulação 2D e 3D.

Outras modalidades

A RoboCup é a organização responsável pelas regras dessas competições, que agregam ainda outras modalidades, como a dos robôs que precisam atuar como agentes de resgate (RoboCup Rescue Simulation Agents) e a dos que realizam atividades domésticas (RoboCup @Home).

Outro participante é o Ieee Robotics and Automation Society, que estabelece as normas para outras 4 modalidades das competições, entre elas a corrida de robôs humanoides (Ieee Humanoid Robot Racing) e uma modalidade aberta (Ieee Open), em que, a cada dois anos, são propostos novos desafios aos competidores.

A 8ª Olimpíada Brasileira de Robótica vai reunir as equipes das escolas que, após participarem das etapas estaduais, alcançaram os melhores resultados e chegaram à final nacional. Também conhecida como RoboCup Junior Rescue A, a final nacional da OBR garante aos campeões de cada nível uma vaga para a RoboCup Junior Mundial 2015, a ser realizada na Tailândia.

Essa competição reunirá 80 equipes, cerca de 320 competidores. Em 2012, a OBR contabilizou 300 equipes na competição em todo o País; em 2013 o número subiu para 800 e, em 2014, foram 1,9 mil equipes.

Mostra

Além dessas três competições, São Carlos também sediará, no mesmo período, a 4ª Mostra Nacional de Robótica (MNR), considerada a maior mostra de trabalhos em robótica do País. Serão apresentados trabalhos nos formatos de arquivo multimídia, além do tradicional artigo científico. As iniciativas fazem parte da Joint Conference on Robotics and Intelligent Systems (Jcris) 2014, que congrega um total de 12 eventos. A Jcris 2014 é parte das comemorações dos 80 anos da USP, em conjunto com a USP em São Carlos - por meio do ICMC, da Escola de Engenharia de São Carlos, do Centro de Robótica de São Carlos e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Aprendizado de Máquina e Análise de Dados - e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), através do Departamento de Computação e do Departamento de Engenharia Mecânica. Há ainda, o apoio da Sociedade Brasileira de Automação (SBA) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), além de suporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).