Notícia

Revide Vip online

São Carlos sedia feira de robótica

Publicado em 17 outubro 2014

Neste sábado, dia 18 de outubro, terá início em São Carlos a Joint Conference on Robotics and Intelligent Systems (JCRIS) 2014, um conjunto de competições e eventos científicos nas áreas de robótica e sistemas inteligentes.

 

O evento será realizado no ginásio de esporte da Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos e parte da programação da JCRIS 2014 é composta por mostras e competições que, além do público acadêmico, são abertas a alunos do ensino fundamental, médio e técnico.

 

A conferência congregará a 4ª Mostra Nacional de Robótica (MNR), considerada a maior mostra de trabalhos em robótica do país. A MNR busca a valorização do conhecimento interdisciplinar e integrado, estimulando a submissão de trabalhos na fronteira entre a robótica e diversas outras áreas do conhecimento.

 

Simultaneamente à mostra ocorrerão as principais competições de robótica autônoma da América Latina e do Brasil: a 13th Latin American Robotics Competition (LARC) e a 12ª Competição Brasileira de Robótica (CBR). Nesses eventos, robôs competem entre si em jogos de futebol, sem nenhum controle humano, em diversas categorias.

 

A JCRIS receberá, no dia 19, 80 equipes – cerca de 320 competidores – para 8ª Olimpíada Brasileira de Robótica. Os participantes são de escolas que, após participarem das etapas estaduais da Olimpíada, alcançaram os melhores resultados e chegaram à final nacional. Também conhecida como RoboCup Junior Rescue A, a final nacional da OBR garante aos campeões de cada nível (fundamental, médio ou técnico) uma vaga para participar da RoboCup Junior Mundial 2015, na Tailândia.

 

As equipes vão competir durante três dias: de 20 a 22 de outubro.

 

Há ainda o 5th Workshop of Robotics in Education (WRE), voltado para o uso da robótica no processo de aprendizagem. O evento discutirá os aspectos técnicos e educacionais do uso da robótica na educação. Dentre os temas abordados estão a formação de professores em robótica, as plataformas educacionais, os robôs baseados em web e os robôs de baixo custo.

“Estimular a participação nas competições de robótica é uma forma de trazermos mais conhecimento sobre essa área, fortalecendo a robótica no Brasil”, explica Eduardo Fraccaroli, um dos organizadores do evento.

 

Fraccaroli se consagrou campeão latino-americano na LARC em 2010, na categoria simulação de futebol de robôs em 2D. Em 2006 e 2009, competindo na mesma categoria, foi campeão da competição brasileira. Hoje, Fraccaroli faz doutorado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

 

“Fazendo um paralelo com a Fórmula 1, em que todas as tecnologias estudadas e testadas nas pistas podem ser utilizadas nos carros nas rua, nas competições de robótica, a ideia é a mesma. Tudo o que é estudado e testado pode ser empregado nos produtos que estarão disponíveis no mercado num futuro próximo”, completa Fraccaroli.

 

Apoio

 

A JCRIS 2014 é parte das comemorações dos 80 anos da USP, sendo promovida conjuntamente pela USP em São Carlos – por meio do ICMC, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), do Centro de Robótica de São Carlos (CRob) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Aprendizado de Máquina e Análise de Dados (NAP-AMDA) – e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), através do Departamento de Computação e do Departamento de Engenharia Mecânica.

 

O evento conta, ainda, com o apoio da Sociedade Brasileira de Automação (SBA) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), além de suporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

“Essa é uma grande oportunidade para o público conhecer diferentes tipos de robôs e ver as equipes montando e desmontando seus equipamentos, calibrando os sistemas. Isso é muito estimulante, porque estamos falando de uma área multidisciplinar, que integra conhecimentos de hardware e software. Qualquer pessoa que tenha experiência em hardware e software pode colocar suas ideias em prática e contribuir para a inovação tecnológica”, finaliza a coordenadora geral da JCRIS 2014, Roseli Romero.

 

Mais informações

 

Link para agendamento das visitas em grupo com os monitores: icmc.usp.br/e/d7aa4

Site da JCRIS 2014: jcris2014.icmc.usp.br

Telefone: (16) 9.8826.2807

E-mail: organizacao@cbrobotica.org

 

Como chegar ao local das competições

Salão de eventos e ginásio de esportes do campus I da USP em São Carlos

Endereço: acesso via Rua dos Inconfidentes, 85 (ao lado do Colégio CAASO)

Veja como chegar ao local: www.icmc.usp.br/e/5e5b5

 

Revide on-line

Fotos: Divulgação * Publicado em 17/10/2014