Notícia

A Folha (São Carlos, SP) online

São Carlos sedia evento internacional na área de Química

Publicado em 12 fevereiro 2016

Nos dias 4 e 5 de abril, o Departamento de Química (DQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe a “International School on Vibrational Chiroptical Spectroscopy – ISVCS2016". A Escola é destinada a alunos de graduação e pós-graduação em Química, Bioquímica, Farmácia e áreas relacionadas, além de pesquisadores, docentes e demais interessados em aprender como a espectroscopia quiróptica vibracional pode ser usada para caracterização estrutural de pequenas moléculas e macromoléculas.

De acordo com o pesquisador do DQ, João M. Batista Jr., o dicroísmo circular vibracional (DCV) e a atividade óptica Raman (AOR) - conjuntamente denominados atividade óptica vibracional (AOV) - são potentes metodologias espectroscópicas para caracterização da estrutura tridimensional de pequenas moléculas e macromoléculas.

Apesar das potencialidades na determinação de configuração absoluta dessas estruturas, o pesquisador destaca que as técnicas são praticamente inexploradas no Brasil. “Portanto, essa Escola tem como principal objetivo transmitir conceitos sólidos em atividade óptica vibracional, tanto experimentais quanto computacionais, para investigações estereoquímicas de produtos naturais, compostos sintéticos, fármacos, proteínas e carboidratos”, afirma.

O evento é organizado pelo pesquisador e pela professora Quezia B. Cass, também do DQ. Além de promover essa Escola, a UFSCar possui o primeiro grupo focado em atividade óptica vibracional no País, coordenado por Batista Jr. e financiado com recursos de um projeto Jovem Pesquisador, da Fapesp.