Notícia

A Tribuna (Santos, SP)

Santos está preparada para boom do petróleo, diz analista (1 notícias)

Publicado em 16 de outubro de 2011

Santos está preparada para receber todos os investimentos na área de petróleo e gás. Esse é o entendimento de Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions Brasil, responsável pela realização da quinta edição da Santos Offshore Oil & Gas Expo, feira que acontece entre os dias 18 e 21 no Mendes Convention Center.

"Santos tem uma estrutura que pode capitalizar isso muito mais rápido do que outras cidade, até em outros países. A Cidade já tem muita coisa disponível para absorver a oportunidade e crescer", diz Juan Vera, durante visita a A Tribuna.

Para o executivo, as empresas, inclusive estrangeiras, têm muito interesse na Cidade. "E um setor que necessita de implementação de tecnologia imediata".

Juan explica que o desenvolvimento que o setor de petróleo trouxe ao redor do mundo foi o pioneiro para outros setores. "Com a Bacia de Santos vai aumentar a demanda por moradias, negócios, hotéis. E mais desenvolvimento, enfim uma série de coisas que a cidade começa a ganhar".

A Reed Exhibitions criou uma joint-venture em 2007 com a Alcântara Machado, surgindo a Reed Exhibitions Alcântara Machado. A nova empresa adquiriu da AGS3 os direitos da Santos Offshore.

Segundo os organizadores, a Santos Offshore é a maior feira de petróleo e gás do Estado de São Paulo e terceira mais importante do País. Vai reunir os grandes representantes do mercado petrolífero.

A expectativa do evento, que tem o apoio do Sebrae, é alcançar um público superior ao re gistrado no ano passado, com mais de 20 mil visitantes, e promover negócios aproximando compradores e empresas fornecedoras ou interessadas em fornecer para o setor de petróleo e gas.

O evento acontece desde 2007com o objetivo de estimular o mercado na região, marcando o encontro anual de empresas e profissionais da área,

A novidade desta edição é a expansão do espaço da feira que vai de 6,8 mil para 10 mil metros quadrados, um crescimento em quase 50%.

A Santos Offshore conta com palestras individuais de especialistas e mesas-redon das em três salas no andar superior do Mendes Convention Center. No térreo os participantes podem conferir os estandes dos expositores.

RODADA DE NEGÓCIOS

O evento conta ainda com rodadas de negócios promovidas pela Sebrae no dia 18 e pelo Ciesp no dia 19. Já a Itaesa promoverá sessões de negócios nos dias 20 e 21. Esses encontros são pré-agendados e reúnem empresas compradoras que buscam as vendedoras. Outras informações sobre como participar das várias atrações, ligue para (11)3186-3744.

Marcusso vai abrir ciclo de palestras

O gerente-geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UO-BS) da Petrobras, José Luiz Marcusso, abrirá a programação de palestras da Santos Offshore no dia 18 às 16 horas. Marcusso falará sobre A Bacia de Santos e o Desenvolvimento Regional.

As palestras serão realizadas paralelamente à feira até o dia 21 e algumas delas poderão ocorrer simultaneamente nas salas 1, 2 ou 3. Foram programados painéis com foco em problemas ou novidades do setor e apresentações individuais para quem quer se especializar em temas técnicos.

Após Marcusso, participarão Caio Megale, do Banco Itaú (17 horas), com O Cenário Macroeconômico, e Milton Luiz de Melo Santos, diretor-presidente da Nossa Caixa Desenvolvimento (18 horas), que apresentará linhas de financiamento para petróleo e gás.

No dia 19, Barbara Callahan, da International Bird Rescue -Alaska (14h30), falará sobre a responsabilidade ambiental e o acidente do Golfo do México do ano passado.

Às 15 horas, representantes da Fapesp, IPT e Coppe-RJ discutirão inovações tecnológicas. Haverá ainda palestra de Jens Hagen, da Universidade de Ciências Aplicadas de Man nheim, Alemanha, sobre refino e petroquímica. Herbert Hoffstaetter, da Universidade de Minas de Leoben, Áustria, que falará sobre produção por ondas sonoras.

As 17h30, Kazuto Kawakita, do IPT, e João Luiz Ponce Maia, da Petrobras, participam do painel Gás Natural no Brasil.

Também às 17h30 haverá o painel A cadeia produtiva -desenvolvimento da indústria do petróleo e gás no Brasil. Participam desse painel o secretário estadual de Energia, Jose Aníbal, o diretor-executivo de Petróleo, Gás e Petroquímica da Abimaq, Alberto Machado, o superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo, Luis Mendonça, e Paulo Sérgio de Almeida Galvão, da Abinee. Também ocorrerão palestras nos dias 20 e 21. Confira no endereço www. santosoffshore.com.br.