Notícia

A Tribuna (Santos, SP)

Santos está preparada para boom do petróleo, diz analista

Publicado em 16 outubro 2011

Santos está preparada para receber todos os investimentos na área de petróleo e gás. Esse é o entendimento de Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions Brasil, responsável pela realização da quinta edição da Santos Offshore Oil & Gas Expo, feira que acontece entre os dias 18 e 21 no Mendes Convention Center.

"Santos tem uma estrutura que pode capitalizar isso muito mais rápido do que outras cidade, até em outros países. A Cidade já tem muita coisa disponível para absorver a oportunidade e crescer", diz Juan Vera, durante visita a A Tribuna.

Para o executivo, as empresas, inclusive estrangeiras, têm muito interesse na Cidade. "E um setor que necessita de implementação de tecnologia imediata".

Juan explica que o desenvolvimento que o setor de petróleo trouxe ao redor do mundo foi o pioneiro para outros setores. "Com a Bacia de Santos vai aumentar a demanda por moradias, negócios, hotéis. E mais desenvolvimento, enfim uma série de coisas que a cidade começa a ganhar".

A Reed Exhibitions criou uma joint-venture em 2007 com a Alcântara Machado, surgindo a Reed Exhibitions Alcântara Machado. A nova empresa adquiriu da AGS3 os direitos da Santos Offshore.

Segundo os organizadores, a Santos Offshore é a maior feira de petróleo e gás do Estado de São Paulo e terceira mais importante do País. Vai reunir os grandes representantes do mercado petrolífero.

A expectativa do evento, que tem o apoio do Sebrae, é alcançar um público superior ao re gistrado no ano passado, com mais de 20 mil visitantes, e promover negócios aproximando compradores e empresas fornecedoras ou interessadas em fornecer para o setor de petróleo e gas.

O evento acontece desde 2007com o objetivo de estimular o mercado na região, marcando o encontro anual de empresas e profissionais da área,

A novidade desta edição é a expansão do espaço da feira que vai de 6,8 mil para 10 mil metros quadrados, um crescimento em quase 50%.

A Santos Offshore conta com palestras individuais de especialistas e mesas-redon das em três salas no andar superior do Mendes Convention Center. No térreo os participantes podem conferir os estandes dos expositores.

RODADA DE NEGÓCIOS

O evento conta ainda com rodadas de negócios promovidas pela Sebrae no dia 18 e pelo Ciesp no dia 19. Já a Itaesa promoverá sessões de negócios nos dias 20 e 21. Esses encontros são pré-agendados e reúnem empresas compradoras que buscam as vendedoras. Outras informações sobre como participar das várias atrações, ligue para (11)3186-3744.

Marcusso vai abrir ciclo de palestras

O gerente-geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UO-BS) da Petrobras, José Luiz Marcusso, abrirá a programação de palestras da Santos Offshore no dia 18 às 16 horas. Marcusso falará sobre A Bacia de Santos e o Desenvolvimento Regional.

As palestras serão realizadas paralelamente à feira até o dia 21 e algumas delas poderão ocorrer simultaneamente nas salas 1, 2 ou 3. Foram programados painéis com foco em problemas ou novidades do setor e apresentações individuais para quem quer se especializar em temas técnicos.

Após Marcusso, participarão Caio Megale, do Banco Itaú (17 horas), com O Cenário Macroeconômico, e Milton Luiz de Melo Santos, diretor-presidente da Nossa Caixa Desenvolvimento (18 horas), que apresentará linhas de financiamento para petróleo e gás.

No dia 19, Barbara Callahan, da International Bird Rescue -Alaska (14h30), falará sobre a responsabilidade ambiental e o acidente do Golfo do México do ano passado.

Às 15 horas, representantes da Fapesp, IPT e Coppe-RJ discutirão inovações tecnológicas. Haverá ainda palestra de Jens Hagen, da Universidade de Ciências Aplicadas de Man nheim, Alemanha, sobre refino e petroquímica. Herbert Hoffstaetter, da Universidade de Minas de Leoben, Áustria, que falará sobre produção por ondas sonoras.

As 17h30, Kazuto Kawakita, do IPT, e João Luiz Ponce Maia, da Petrobras, participam do painel Gás Natural no Brasil.

Também às 17h30 haverá o painel A cadeia produtiva -desenvolvimento da indústria do petróleo e gás no Brasil. Participam desse painel o secretário estadual de Energia, Jose Aníbal, o diretor-executivo de Petróleo, Gás e Petroquímica da Abimaq, Alberto Machado, o superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo, Luis Mendonça, e Paulo Sérgio de Almeida Galvão, da Abinee. Também ocorrerão palestras nos dias 20 e 21. Confira no endereço www. santosoffshore.com.br.