Notícia

DCI

Santo André inova em cirurgias odontológicas

Publicado em 21 janeiro 2014

SANTO ANDRÉ - A experiência ganha no trabalho com empresas de implantes dentários levou o doutor em engenharia mecânica, Nelis Evangelista Luiz, a desenvolver um produto inovador no mercado. Trata-se do aparelho batizado de Torx Sparta, criado para simplificar o dia a dia de cirurgiões e protéticos durante os procedimentos de inserção de implantes, com mais segurança e sem danificar os produtos. O empresário participa da InNova, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Santo André.

O aparelho conta com sistema digital que facilita a visualização do torque (pressão/limite) aplicado e possibilita que o profissional programe um limite máximo suportado pelo produto odontológico. Ao chegar no nível especificado pelo fabricante, o equipamento emite um alerta sonoro e visual avisando que o limite de resistência foi atingido, minimizando o risco de possíveis avarias nos implantes odontológicos e componentes protéticos.

"Na hora do implante, se o dentista apertar demais pode machucar o paciente e deixar sequelas, se colocar pouca pressão, a prótese pode cair. Com este novo aparelho dá para colocar a medida exata indicada pelo fabricante do produto", diz o empresário.

A invenção do empresário já recebeu investimentos de instituições relevantes, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNpQ), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Senai . "Pretendo ficar, pelo menos, dois anos na InNova, pois aqui tenho a estrutura necessária para consolidar o projeto. Já estamos conversando com uma empresa espanhola", adianta o inventor.

AGÊNCIAS