Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Sanofi apoia evento TEDxFMUSP "Sanus Urben, Sanus Civis"

Publicado em 25 novembro 2012

Cidades, saúde e o impacto na vida dos cidadãos. Este é o foco do TEDx “Sanus Urben, Sanus Civis”, que integra as comemorações dos cem anos da Faculdade Medicina da USP e que conta com o patrocínio da Sanofi. No dia 22 de novembro, quinta-feira, no teatro da faculdade, localizado na avenida Dr. Arnaldo, foi possível conhecer a experiência de 18 palestrantes, brasileiros e estrangeiros, sobre a relação entre o homem e as grandes aglomerações urbanas e os benefícios e problemas gerados por essa interação.  Estarão em pauta: convivência, diversidade, criatividade, inovação, economia e natureza. 

Criado pelo TED, organização sem fins lucrativos que se dedica à promoção mundial das ideias inovadoras por meio de palestras com duração de 18 minutos, disponíveis gratuitamente no site www.ted.com, o TEDx é um programa de eventos locais, organizado de forma independente por diferentes grupos no mundo. Entre os palestrantes que já participaram do TED estão personalidades como o fundador da Microsoft e filantropo, Bill Gates, o arquiteto e designer Philippe Starck, a escritora Isabel Allende e o ex-primeiro-ministro da Inglaterra, Gordon Brown.

“É uma honra para a Sanofi apoiar um evento inovador como o ‘Sanus Urben, Sanus Civis’, que aborda temas que afetam, no sentido mais amplo, a saúde da população, cada vez mais concentrada em grandes aglomerações urbanas, e convoca a sociedade a refletir sobre alternativas que tornem as cidades menos hostis às pessoas“, diz Fernando Sampaio, diretor-geral da Sanofi Farma. 

O evento reunirá, por exemplo, o arquiteto Fernando Ortiz Monasterio Garza, um dos mais emblemáticos realizadores de projetos de inovação cidadã na Cidade do México. Com a experiência de ter concebido mais de 16.000 m2 de jardins verticais para governos e iniciativa privada, tornou-se referência mundial em cidades sustentáveis e a vida futura nelas. Não é à toa que seu principal projeto denomina-se Verde Vertical. Entre as suas obras mais conhecidas está o Projeto Respira, com cinco esculturas de grande escala que formam a chamada Rota Verde na capital mexicana. 

Outra palestrante de destaque é a presidente do Conselho Diretor da Comissão Florestal da Grã Bretanha, Pam Warhurst. Ela é responsável por orientar e implementar a política florestal no país. Pam tornou-se conhecida por ajudar a fundar o Incredible Edible, uma parceria comunitária que incentiva o cultivo de alimentos pelas populações em qualquer espaço da cidade. 

Confira abaixo outros palestrantes do “Sanus Urben, Sanus Civis”:

Paulo Saldiva, médico especialista em poluição atmosférica, do Departamento de Patologia da FMUSP. 

Ana Claudia Quintana Arantes, especialista em cuidados paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford e médica assistente do Hospice do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Dario Birollini, médico fundador da Sociedade Brasileira para o Atendimento Integrado do Traumatizado, que na década de 1990 assumiu a direção do Programa Nacional de Emergências e Trauma do Ministério da Saúde. 

Maria Teresa Diniz, arquiteta e urbanista, que coordena o Programa de Urbanização e Regularização de Paraisópolis, tem experiência na elaboração de diretrizes de projetos para urbanização de favelas e habitação de interesse social. 

Elisa Bracher, artista plástica fundadora do Instituto Acaia, uma organização não governamental criada em 1997, que recebe crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, muitos deles de comunidades do entorno da Vila Leopoldina e Ceagesp (São Paulo), e oferece várias atividades socioeducativas. 

Ricardo Ferraz, repórter da TV Cultura, um dos fundadores do Movimento Boa Praça, iniciativa de moradores da metrópole paulistana para ocupar e recuperar espaços públicos no município. Foi vencedor do Prêmio Mídia da Paz em 2002, concedido pela revista Imprensa e Unesco.

O processo de inscrição no evento TEDxFMUSP já foi finalizado e as palestras serão posteriormente publicadas no site: www.tedxfmusp.com.br. 

Sobre o Programa de Responsabilidade Social Corporativa da Sanofi: 

A responsabilidade social corporativa faz parte do DNA da Sanofi. Há várias décadas, a Sanofi tem buscado promover o progresso social e o desenvolvimento econômico do País por meio de uma presença industrial sólida, de investimentos significativos e sustentados, da geração de milhares de empregos e da oferta de um abrangente portfólio de medicamentos adaptados à realidade brasileira. Para aprofundar esse diálogo com a sociedade e tornar público seu compromisso, a Sanofi publicou o seu 1º Relatório de Responsabilidade Social Corporativa no Brasil, consolidando o desempenho e as práticas de três de suas empresas no País: Sanofi Farma, Sanofi Pasteur e Medley. O relatório, disponibilizado apenas na versão digital, pode ser acessado no site www.rsc.sanofi.com.br e também nos sites corporativos das três entidades (www.sanofi.com.br, www.sanofipasteur.com.br, www.medley.com.br). Há  seis  anos consecutivos, o Grupo Sanofi integra o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, uma das maiores referências mundiais no assunto. 

Sobre o TED: 

O TED é uma organização sem fins lucrativos que se dedica às ideias que merecem ser espalhadas. Nasceu como uma conferência de quatro dias na Califórnia, 26 anos atrás. Dois grandes eventos TED acontecem por ano: a Conferência TED ocorre na primavera, em Long Beach, Califórnia (junto com uma conferência paralela, TEDActive, em Palm Springs); e a TEDGlobal, realizada no verão em Edimburgo, Escócia.

Você pode seguir o TED no Twitter em: twitter.com/TEDTalks, ou no Facebook em: facebook.com/TED.

Sobre a FMUSP

A Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) comemora seu centenário em 19 de dezembro de 2012. A instituição completa 100 anos com amplas dimensões, na liderança de um complexo hospitalar em que atuam 18 mil funcionários, equipado com 2.291 leitos e que realiza, anualmente, cerca de 1,66 milhão de atendimentos ambulatoriais, 514 mil atendimentos de emergência, 82 mil internações, 50 mil cirurgias, 10 mil exames laboratoriais, 1,5 milhão de procedimentos de diagnóstico por imagem, 2.200 transplantes, 37 mil quimioterapias e 20 mil atendimentos no Centro de Atendimento de Intercorrências Oncológicas. Além disso, distribui medicamentos a cerca de 1,32 milhão de usuários através de sua farmácia. Os pacientes vêm de todo o Brasil e muitos, de outros países da América do Sul. Ao longo de sua história foi pioneira na implantação de novas técnicas, que representaram avanços científicos na área médica e permitiram salvar milhares de vidas. 

Realização: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Movimento Boa Praça 

Apoio: CNPq, FAPESP, Inaira, INCT, Blackbean, Monkey Business, Golfieri, Reicher e Storto Advogados.

Produção: Gesto Comunicação e Comportamento

Patrocínio: Sanofi