Notícia

Na Hora Online

Sangue de pacientes com Covid-19 pode indicar nível de gravidade da doença, diz USP

Publicado em 02 fevereiro 2021

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) identificaram sete proteínas do plasma sanguíneo de pacientes hospitalizados por Covid-19 que podem servir como indicadores de gravidade da doença, além de alvos terapêuticos.

De acordo com o estudo, as moléculas são associadas a resposta imunológica, proteção do pulmão, complicações vasculares e descontrole inflamatório, comuns em alguns pacientes com Covid-19.

Foram analisados, entre 4 de maio e 4 de julho de 2020, 163 pacientes internados no Hospital Estadual de Bauru (SP) com diagnóstico confirmado de Covid-19 por teste de RT-PCR. Eles foram divididos em três grupos: 76 indivíduos que tiveram alta hospitalar sem internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou casos suaves, 56 que tiveram alta após permanecerem um período na UTI (casos severos) e 31 que morreram mesmo sob acompanhamento na UTI (críticos).

O levantamento é parte da tese de doutorado de Daniele Castro di Flora e conta também com a colaboração de Carlos Ferreira dos Santos, diretor da FOB-USP, Deborah Maciel Cavalcanti Rosa, diretora do Hospital Estadual de Bauru, e Virginia Bodelão Richini Pereira, do Instituto Adolfo Lutz de Bauru. Os dados preliminares foram publicados na plataforma medRxiv, ainda sem a revisão de pares.

“A análise proteômica nos indicou uma proteína exclusiva de casos graves e críticos [Gal-10] que, uma vez validada, poderá servir como marcador de prognóstico. Outras seis foram encontradas apenas em pacientes suaves e podem nos dar pistas importantes sobre possíveis alvos terapêuticos”, diz Marília Rabelo Buzalaf, pesquisadora do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) para Maria Fernanda Ziegler da Agência Fapesp.

Agora, o grupo estudará com profundidade a ação das proteínas, assim como os seus efeitos, diante do agravamento da doença.

IstoéDinheiro