Notícia

Folha Regional (Andradina, SP) online

Sandro Valentini e Sergio Nobre nomeados reitor e vice da Unesp

Publicado em 02 dezembro 2016

Com fundamento no § 1º do art. 7º da Lei 952 - 76, e nos termos do art. 30 do Estatuto da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp, aprovado pelo Dec. 29.720-89, e alterações, o Governador do Estado de São Paulo, pelo Decreto de 28-11-2016, nomeia Sandro Roberto Valentini para exercer a função de Reitor da aludida Universidade, com mandato de 4 anos, a partir de 16-1-2017; e Sérgio Roberto Nobre para exercer a função de Vice-Reitor da aludida Universidade, com mandato de 4 anos, a partir de 16-1-2017. Posse será dia 16 de janeiro, às 14h30, na Capital paulista.

Perfil do novo Reitor

Sandro Roberto Valentini - Formado em Farmácia-Bioquímica pela Unesp. Ingressou na Unesp como Auxiliar de Ensino em 1987. Mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Unifesp, Doutorado em Bioquímica pela USP, Doutorado Sanduíche no Massachusetts Institute of Technology - MIT - Estados Unidos, Pós-Doutorado na Harvard University - Estados Unidos, Livre-Docente em Microbiologia e Professor Titular em Microbiologia e Biologia Molecular. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 1D. Autor de 75 artigos completos em periódicos indexados e 225 resumos publicados em anais de eventos científicos. Coordenou 27 projetos de pesquisa com financiamento de agências de fomento, com destaque para um Jovem Pesquisador e dois Temáticos, financiados pela Fapesp.

Participou como pesquisador responsável de dois projetos no programa Genoma da Fapesp. Supervisionou 10 estágios de pós-doutorado e concluiu a orientação de 40 trabalhos de Iniciação Científica, cinco dissertações de Mestrado e 12 teses de Doutorado. Foi Tutor do Grupo PET - Farmácia. Participou de uma das reformas curriculares do curso de Farmácia- Bioquímica e da concepção e da viabilização do curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Foi diretor e atualmente é co-editor da Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada. Membro da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq. Eleito vice-chair (2017) e chair (2019) da Gordon Research Conference on Polyamines, nos Estados Unidos.

Foi Vice-Diretor e Diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - FCF, câmpus de Araraquara. Atuou como Presidente da Comissão de Custeio e como Vice-Presidente e Presidente do Fórum de Diretores da Unesp. Participou da revisão dos parâmetros de subquadro, incluindo a reorganização de seções na estrutura administrativa da universidade. Atuou também como membro da Comissão de Avaliação da Capes, na área de Farmácia. Coordena o programa de pós-graduação em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia e atua como membro da Câmara Central de Pós-Graduação - CCPG e do Conselho Universitário da Unesp. CURRÍCULO LATTES: lattes.cnpq.br/5333250355049814

Perfil do Vice-Reitor

Sergio Roberto Nobre - Formado em Matemática pela Unicamp. Ingressou na Unesp como Auxiliar de Ensino em 1986. Mestrado em Educação Matemática pela Unesp, Doutorado em História da Matemática pela Universidade de Leipzig - Alemanha, Pós-Doutorado na Ludwig-Maximilians-Universität Munique - Alemanha, Livre-Docente e Professor Titular em História da Matemática. É membro efetivo da Academia Internacional de História da Ciência (Paris - França) e Editor da Revista Brasileira de História da Matemática. Foi Aprendiz de Mecânica-Geral no Senai e Ferramenteiro Matrizeiro na Robert Bosch do Brasil. Trabalhou como Instrutor de Mecânica- Geral e Professor de Desenho Técnico Industrial na Escola Senai.

Foi professor de matemática na rede de ensino particular de Campinas. Foi Tutor do Grupo PET - Matemática, pesquisador convidado do Max-Planck-Institut, Berlin - Alemanha e coordenador local do Procad - Rede de Cooperação Acadêmica em Educação Matemática e História da Matemática UFRN/Unesp. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, da Sociedade Brasileira de História da Ciência - SBHC e da Sociedade Brasileira de História da Matemática - SBHMat. Autor de 18 artigos completos em periódicos, três livros, 11 capítulos de livros e 23 trabalhos completos publicados em anais de eventos. Organizou sete livros e é responsável pela publicação da Revista Brasileira de História da Matemática. Supervisionou um estágio de pós-doutorado.

Concluiu a orientação de 19 trabalhos de Iniciação Científica, 17 dissertações de Mestrado e 13 teses de Doutorado. É Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas - IGCE, câmpus de Rio Claro. Membro do Comitê Executivo da Comissão Internacional de História da Matemática. Foi Vice-Diretor do IGCE, Coordenador do Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática do IGCE, membro da Comissão de Avaliação da Capes, na área de Educação, Secretário-Geral e Presidente da Sociedade Brasileira de História da Matemática, Presidente da Comissão de Custeio da Unesp e Presidente dos Fóruns de Vice-Diretores e de Diretores da Unesp.

Mais informações sobre o processo eleitoral http://www.unesp.br/portal#!/noticia/24253/unesp-define-listas-triplices-de-reitor-e-vice-reitor/