Notícia

IG

Saiba mais sobre a Fapesp

Publicado em 09 janeiro 2010

Por Carla Falcão

A Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) é considerada um exemplo para as outras FAPs do País. Criada em 1962, ela recebe, anualmente 1% da receita tributária do Estado de São Paulo. Em 2010, a Fundação deverá gerenciar um orçamento de R$ 750 milhões.

A Fapesp atua em três grandes linhas. A primeira delas é a formação de recursos humanos. Apenas em novembro, foram reembolsados 12 mil bolsistas, de estudantes de graduação a alunos de pós-doutorado. E, de acordo com seu diretor científico, Carlos Henrique de Brito, o plano é reforçar, em 2010, o programa de incentivo a pós-doutorados que tem como objetivo trazer cientistas de volta ao Brasil.

"Já nas pesquisas acadêmicas, trabalhamos com temas criados por nossos cientistas, que envolvem algumas das ideias mais avançadas no mundo. Assim, garantimos que os recursos humanos que estamos formando cheguem o mais perto possível das fronteiras do conhecimento", afirma Cruz.

Por último, a Fapesp investe ainda na aplicação prática das pesquisas científicas. Nessa linha destacam-se os Programas de Pesquisa em Bionergia (BIOEN) e o de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais.