O registro de domínio na Internet no Brasil é feito exclusivamente pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), através do site http://wwwregistro.br. Domínio é o nome de uma página na Internet. Para registrar um domínio é necessário ser uma instituição legalmente estabelecida no Brasil como sua jurídica com número de CGC/CNPJ ou pessoa física em número de CIC/CPF.
O nome escolhido para registro na rede mundial de computadores deve ter de dois a 26 caracteres. Ele pode ser uma combinação de letras e números, mas não pode ser inteiramente numérico. O nome escolhido para registro de domínio será aceito se não tiver sido registrado anteriormente.
A Fapesp também não registra domínios que contenham palavras de baixo calão, nomes reservados pela instituição ou nomes que possam induzir terceiros a erro, como no caso de marcas famosas ou conhecidas, quando não são pedidos pelos titulares das empresas, ou ainda, siglas de estados.
Para registrar um domínio e colocá-lo em funcionamento, a instituição precisará ainda de dois servidores DNS configurados para o domínio. O servidor DNS é o equipamento responsável por permitir que as demais máquinas conectadas a Internet consigam acesso à sua página na Internet
A Fapesp cobra R$ 40 no ato do registro e R$ 40 de taxa de manutenção anual. No primeiro ano, o valor da manutenção é cobrado proporcionalmente ao tempo de uso até o final do ano corrente.
As cartas para esta seção devem ser enviadas à redação do Diário de S. Paulo. Rua Major Quedinho, número 90, 3° andar, Consolação, CEP 01050-030. São Paulo.
O correio eletrônico da coluna é pergunteaodiario@diariosp.com.br
CONHEÇA OS PRINCIPAIS DOMÍNIOS
br - destinado a instituições de ensino superior e às pesquisas
com - destinado a instituições comerciais
org - destinado a organizações não- governamentais
gov - destinado ao Executivo, Legislativo e Judiciário, ao Ministério Público Federal, aos estados e ao Distrito Federal
mil - destinado aos órgãos militares
Notícia
Diário de S.Paulo