Notícia

Guia da Carreira

Saiba como conseguir bolsas de estudo para o Ensino Superior

Publicado em 15 junho 2018

Por Thaiana Guerra

Você não tem condições financeiras para pagar uma faculdade no momento? Este texto é para você que busca opções de bolsas no ensino superior!

Dificuldades financeiras e desejo de fazer faculdade

Muitos brasileiros e brasileiras buscam melhorar suas condições de vida por meio dos estudos.

Não são raras as vezes em que ouvimos de nossos pais, familiares, amigos e conhecidos que “estudar é o único caminho” para melhorar de vida.

O que muitos deles não nos disseram é que, infelizmente, para estudar também precisamos de dinheiro para pagar pela própria faculdade, pois não há vagas nas universidades públicas para todos.

Diante da constatação de que é preciso pagar pela faculdade e sabendo que dificilmente, na nossa realidade financeira, temos livre um orçamento de mais de R$ 1000,00 para investir na mensalidade, a faculdade se torna, muitas vezes, um sonho abandonado e guardado apenas como um desejo.

Contudo, é preciso que você saiba que existem opções que podem permitir a você cursar uma faculdade: estamos falando das bolsas de estudo.

Tipos de bolsas de estudo para Ensino Superior

Existem tipos distintos de bolsas. Quem sabe alguma delas não pode ser a que te ajudará a ingressar ou a manter-se na faculdade? Confira abaixo.

Bolsa de Estudo Governamental

Esse tipo de bolsa faz parte de projetos do governo que pretendem auxiliar estudantes, em sua maioria de classes menos favorecidas, a ingressarem na universidade. Trata-se, portanto, de um tipo de política pública do Estado.

Nesses casos, é preciso comprovar que se necessita da bolsa e, por isso, exige-se, entre outros documentos possíveis, o comprovante de renda familiar, a comprovação dos estudos na rede pública etc.

O mais significativo programa de bolsas financiados pelo Estado brasileiro é o ProUni.

ProUni (Programa Universidade para Todos)

É um programa do Governo Federal que, por meio dos resultados obtidos pelos alunos na prova do Enem, seleciona estudantes brasileiros para cursarem universidades privadas com bolsas de estudo de 50% ou 100%.

Bolsa de Pesquisa

Esse tipo de bolsa é concedido para um grupo ou um estudante que, por meio de um projeto de pesquisa apresentado, consegue uma bolsa de custeio para se manter enquanto estuda e conduz as investigações propostas, ou seja, enquanto realiza a própria pesquisa.

Normalmente, esse tipo de bolsa é fornecido para estudantes que já estão na faculdade, e o órgão mais importante no estímulo a esse tipo de bolsa é o CNPq.

CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

O CNPq é um órgão do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação que tem por objetivo fomentar o desenvolvimento da pesquisa no Brasil em diversas áreas do conhecimento.

No Ensino Superior, o CNPq oferta bolsa de Iniciação Científica (IC), que é válida durante um período de 12 meses para estudantes envolvidos em projetos de pesquisa aprovados pelo próprio órgão do CNPq e conduzidos por um professor orientador, com possibilidade de renovação do período.

FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)

A FAPESP também é um órgão de apoio à pesquisa que oferece bolsas de Iniciação Científica para alunos de graduação de diversos cursos em São Paulo.

Bolsas de Organizações não Governamentais

Existem diversas instituições sem fins lucrativos que promovem o apoio a estudantes no Ensino Superior por meio de concessão de bolsas de apoio.

Entre elas, você pode conhecer mais sobre:

Abeduq (Associação Brasileira pela Educação de Qualidade) Educafro Programa Escola da Família Bolsa Empresa Fundação Estudar Bolsas Institucionais

Esse tipo de bolsa é concedido pelas próprias faculdades e universidades de acordo com critérios estabelecidos por elas próprias.

Podem ser bolsas acadêmicas, também chamadas de bolsas por mérito, em que o aluno demonstra excelência de notas em seu currículo ou em uma prova aplicada.

Podem ser, por outro lado, bolsas socioeconômicas, em que, a partir da comprovação de certas condições financeiras e sociais, o aluno é beneficiado com a cobertura integral ou parcial de sua mensalidade.

Todos esses tipos de bolsas podem ser concedidos na modalidade integral, ou seja, cobrir 100% da mensalidade, ou parcial, e cobrir 25%, 50%, 70% da mensalidade.

Conheça algumas faculdades que contam com possibilidade de bolsa de estudos própria ou participam do ProUni:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) Universidade de Franca (UNIFRAN) Unicesumar (a distância) Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal