Notícia

Jornal da Cidade (Bauru, SP) online

Sagra vai reformar Centro de Difusão de Tecnologia do distrito de Tibiriçá

Publicado em 13 fevereiro 2009

Dentro do processo de revitalização do setor agrícola, proposto pelo prefeito de Bauru, Rodrigo Agostinho, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sagra), está prevista a reforma do Centro Rural de Tibiriçá, onde está instalado o Centro de Difusão de Tecnologia, desenvolvido pela Sagra. O alambrado já está sendo substituído e a partir de março, terão início as obras de restauração do salão social.

Técnicos da Sagra estão fazendo levantamento de custo para a execução de toda obra, onde o Centro de Difusão Tecnológica irá desenvolver, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), uma série de cursos de capacitação para agricultores e seus familiares, nas áreas de agroindústria, produção agropecuária e artesanato. “São cursos gratuitos onde eles poderão aprender a técnica de processamento industrial da carne, do leite e de frutas”, explicou o engenheiro agrícola da Sagra, Otaviano Alves Pereira.

O engenheiro confirmou também que será ampliada a área experimental de frutíferas, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Agência Paulista de Tecnologia Agropecuária (Apta) e a empresa Irriga, onde estão sendo cultivadas três variedades de goiaba, mamão formosa, pêssego, uva, maracujá e abacaxi, com o objetivo de difundir as técnicas de cultivo entre os produtores.

Paralelamente, a Sagra aguarda, para o final março, a aprovação da segunda fase do curso de horta orgânica – desenvolvimento local sustentável com o objetivo de difundir a agricultura orgânica. O curso será desenvolvido pela Apta em parceria com a Sagra. Estes cursos serão desenvolvidos com os recursos vindos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), sendo que a prefeitura cederá a área onde será cultivada a horta e o espaço físico para realização das palestras. Materiais educativos, cadeiras e carteiras serão providenciados pelo Senar, através do Sindicato Rural de Bauru.

Segundo o titular da Sagra, José Carlos Zito Garcia, a reativação do Centro de Difusão de Tecnologia em Tibiriçá tem por objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável em Bauru e região, por meio da ampliação das oportunidades de ocupação, melhoria dos níveis de renda, maior produtividade geral das unidades de produção. “Estamos visando, em última análise, o aumento do bem-estar da população rural”, enfatizou o secretário.