Notícia

Expotrade Net

SAE BRASIL discute novos materiais e avan?os na nanotecnologia, dia 4 em SP

Publicado em 01 junho 2012

A evolução dos estudos da nanotecnologia e o surgimento de materiais que inovarão e proporcionarão mais qualidade de vida ao ser humano são alguns dos assuntos do Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia. O encontro será realizado dia 4 de junho, no Centro de Convenções Milenium, na Vila Mariana, SP.

Promovido pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, o simpósio terá como tema central os “Segredos na seleção de materiais dos novos projetos na indústria da mobilidade”, e este ano contará com visita técnica no dia 5 de junho ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o maior complexo de pesquisas do Hemisfério Sul, mantido pelo governo federal e que está sediado na cidade de Campinas, SP. Os participantes irão conhecer os Laboratórios Nacionais de Nanotecnologia (LNN), Bioetanol, Biociências e de Luz Síncrotron (LNLS), com o acelerador de partículas e ver na prática tudo o que foi apresentado no dia anterior.

“Essa visita será muito interessante, pois conhecer os tipos de equipamentos utilizados nas pesquisas ajuda a entender como realmente funciona o desenvolvimento da Nanotecnologia. Além disso, é importante saber o que já foi feito, o que está sendo realizado e o que será desenvolvido no futuro”, explica Ricardo Takeo Kuwabara, chairman do simpósio.

O encontro contará com a participação de todos os elos da cadeia produtiva: empresas desenvolvedoras, fornecedores da matéria-prima, entidades financiadoras de pesquisas e universidades. “Trabalhamos duro para que o simpósio deste ano seja tão bom quanto foi o de 2011. Novamente traremos especialistas de renome do Brasil e do exterior", ressalta o diretor da Seção São Paulo, Alberto Rejman.

Para o diretor geral do simpósio, mostrar os últimos estudos e possibilidades da nanotecnologia em materiais de diversas áreas da produção automotiva não é o único diferencial do simpósio deste ano. “Proporcionaremos um debate entre as lideranças de centros de pesquisa, engenharia e suprimentos das montadoras para discutir questões da viabilidade econômica dos projetos”, afirma Kuwabara.

Painéis - O primeiro painel sobre “Universidades, institutos de pesquisa e órgãos do governo” terá como destaque as pesquisas desenvolvidas em nanotecnologia e os incentivos do governo para esse mercado.

Em seguida, o painel “Materiais metálicos” trará os avanços na utilização de materiais sinterizados, aços de última geração na indústria da mobilidade.

No painel “Materiais poliméricos e compósitos com nanotecnologia” será possível conhecer o uso de nanoselantes na blindagem de automóveis, coberturas de proteção em autopeças e o que a indústria aeronáutica desenvolve em matéria de compósitos de última geração. A seguir, no painel “Novos materiais para autopeças”, os palestrantes mostrarão a possibilidade de construir componentes já existentes nos automóveis, porém com materiais que ajudarão na redução de peso, custos e melhoria da durabilidade.

Por último o painel “Lideranças da indústria e das instituições” trará os executivos de centros de pesquisas, engenharia e suprimentos das montadoras com o objetivo de proporcionar uma discussão para que estas áreas encontrem um caminho viável para a construção de produtos mais confiáveis, com materiais de última geração e a custos menores.

“Os eventos técnicos das seções regionais da SAE BRASIL adicionam ao calendário da entidade o debate de temas específicos aos interesses dos pólos industriais locais, com resultados extremamente positivos para o desenvolvimento de novos produtos”, aponta o presidente da SAE BRASIL, Vagner Galeote.

 

Confira a programação:

 

7h - Credenciamento

7h50 - Abertura com Alberto Rejman diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL

 

Painel universidades, institutos de pesquisas e órgãos do governo

8h - Palestra: "Ensino e resultado de pesquisas da Eng. de Materiais em universidades brasileiras e institutos", com a Profª. Renata Simão (UFRJ).

8h20 - Palestra: "Os recursos do LNN para a indústria brasileira", com o professor Fernando Galembeck (LNNano).

8h40 - Palestra: "Institutos de pesquisa para a competitividade da industria", com o professor Jefferson Gomes (EMBRAPII)

9h - Palestra: "Nanomateriais para a industria automotiva", com o professor Koiti Araki (IQUSP).

9h40 - Perguntas e respostas: coordenação de Alexandre Barros (Ford)

 

Painel Materiais Metálicos

Tema: Novos materiais metálicos para a indústria da mobilidade

10h10 - Palestra: “Desenvolvimentos de materiais sinterizados para a indústria da mobilidade”, com Henrique Lopes da Höganäs; e José Correa Neto da Mahle-Miba.

10h30 - Palestra: “Inflatable side impact beams in martensitic steel”, com Peter Alm, da SSAB Sweden.

10h50 - Palestra: “Aços compostos de última geração”, com André Sereno Lopes da Brasmetal Waelzholz.

11h10 - Perguntas e respostas: coordenação de José Luís Albertin (Hyuma).

 

Painel de Materiais Poliméricos e Compósitos com Nanotecnologia

Tema: Materiais poliméricos, resinas, compósitos e coberturas

11h30 - Palestra: “Innovative Coatings for Automotive Applications based on Nano-X-Technologies” com Dr. Stefan Sepeur da NANO-X GmbH da Alemanha.

11h50 - Palestra: “Aplicação de materiais compósitos na indústria aeronáutica”, com Fabiano Lobato e Luiz E. Rimoldi da Embraer.

12h10 - Palestra: “Uso de nanoselantes para a blindagem de veículos”, com Flávio Reina da Truffi Blindagens e Wang Chen da Adespec.

12h30 - Perguntas e respostas: coordenação de Ricardo Takeo Kuwabara (Keldak)

 

Painel Novos Materiais para Autopeças

Tema: Novos materiais alternativos desenvolvidos para veículos ‘Made in Brazil’

14h20 - Palestra: “Desenvolvimento de tanques de combustível metálicos com recobrimentos desenvolvidos por nanotecnologia”, com Marley de Souza Lemos da Aethra.

14h40 - Palestra: “Montagem de fiações elétricas 100% em alumínio de veículo”, com Antonio Rosati da Delphi.

15h - Palestra: “Tanque de combustível em alumínio”, com Rodrigo Santos da Bruning Tecnometal.

15h20 - Perguntas e respostas: coordenação de Marco Colosio da General Motors.

 

16h10 - Painel debate das lideranças de engenharia e suprimentos das montadoras

Tema: Como acelerar a introdução das novas tecnologias na produção, casos de sucesso, desafios e oportunidades

Embraer: Luciano Pedrote - Engenharia

GM: Cláudio Bello - Suprimentos

Luciano Santos - Engenharia Experimental

FAPESP: professor Sérgio Queiroz

LLNANO: professor Fernando Galembeck

Mercedes Benz: Luiz Augusto Soares - Engenharia

Mauro Paraíso - Logística

Coordenação: Guilherme Sortino da FAAP.

 

17h40 - Encerramento e comentários finais

“Palestra Novos materiais e nanotecnologia na indústria da mobilidade” com Ricardo Takeo Kuwabara, chairman do Simpósio.