Notícia

Expotrade Net

SAE BRASIL discute Engenharia Verde na mobilidade em Piracicaba, SP

Publicado em 12 junho 2012

Engenheiros e pesquisadores se reunirão nos dias 26 e 27 de junho para mostrar as tecnologias desenvolvidas que ajudarão na preservação ambiental

Com o objetivo de mostrar à sociedade o que a indústria tem feito para preservar o meio ambiente, a SAE BRASIL promove em Piracicaba, SP, o 4º Colloquium SAE BRASIL de Engenharia Verde na Mobilidade. O encontro será realizado nos dias 26 e 27 de junho no Engenho Central (avenida Dr. Maurice Allain, 454).

Promovido pela seção São Carlos/Piracicaba, o colloquium será realizado dois dias após a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio +20, o que facilitará as discussões sobre o tema e trará diversas amostras do cenário da engenharia da mobilidade sobre o assunto. O encontro acontecerá simultaneamente com o Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia e Engenharia Canavieira (SIMTEC), destinado à indústria sucroenergética.

De acordo com Newton Sá de M. Curi, PhD.eng. e diretor do colloquium, dentro do tema energia serão apresentadas diversas formas de obtenção e aplicação no âmbito da preservação ambiental e sustentabilidade. “À mobilidade caberá mostrar o máximo rendimento do uso da energia verde que, por meio do aprisionamento de CO2, garantirá um mundo mais limpo e saudável”, explica.

O colloquium reunirá as diversas competências brasileiras envolvidas no processo: a academia (universidades e centros de pesquisa), órgãos governamentais, setor produtivo (energético e mobilidade) e o usuário. “A interlocução dos diferentes setores analisando diversos aspectos de um mesmo problema, certamente contribuirá para oferecer à comunidade internacional tecnologias e processos já vivenciados pelo Brasil para uma tomada de decisão cada vez mais alinhada ao conceito de sustentabilidade na indústria da mobilidade”, completa Curi.

Para o engenheiro, é muito importante que a sociedade debata o que a indústria automotiva desenvolve na preservação ambiental, já que ela é apontada como um dos vetores pelos danos ambientais. “Não dá mais para fugirmos da discussão, a sociedade nos cobra essa atitude e iremos apresentar todos os nossos esforços”, acrescenta.

Segundo Curi, esse é um encontro de elevado destaque no setor, com alto nível técnico no Brasil. Os palestrantes que irão participar do colloquium estão ligados a pesquisas, desenvolvimentos e com a indústria da mobilidade. “O nosso objetivo é reunir toda a cadeia, juntar as opiniões e trabalhar as inovações que apresentarão à sociedade”, complementa.

De acordo com o engenheiro, o Brasil tem se destacado no mercado de desenvolvimento de combustíveis, como o aproveitamento energético do bagaço de cana. “Há diversas tecnologias sendo desenvolvidas, só falta o mercado se preparar para recebê-las. É importante reunirmos todas as informações e mostrar o que está sendo desenvolvido no Brasil”, acrescenta

Para Marcos Jank, consultor de agronegócios e chairman do 4º Colloquium e Exposição SAE BRASIL de Engenharia Verde na Mobilidade, esse encontro mostrará para a sociedade todas as tecnologias que a indústria está desenvolvendo em prol da preservação ambiental e da sustentabilidade.

Exposição - Simultaneamente ao colloquium ocorrerá a 1ª Feira Metal Mecânica Automotiva (FFAuto), que ocorrerá de 25 a 27 de junho. Os estandes ficarão numa área entre o pavilhão do Salão de Humor e o Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central.

SIMTEC - O 4º Colloquium e Exposição SAE BRASIL de Engenharia Verde na Mobilidade será realizado durante o Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira (SIMTEC), que acontece de 25 a 27 de junho, também no Engenho Central, e contará com mais de 100 expositores da indústria sucroalcooleira e do setor automotivo.


Confira a programação:

Dia 26 de junho

8h30 - Solenidade de abertura com Newton Curi, diretor da Regional São Carlos/ Piracicaba da SAE BRASIL

9h - Palestra: “Eficiência automotiva e mudanças climáticas”, com Marco Antonio Mroz, subsecretário da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo.

9h35 - Palestra: “Desafios para a pesquisa em Bioenergia”, com Brito Cruz, diretor científico da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

10h40 - Palestra: “Aproveitamento da biomassa da cana para a produção de energia”, com João Fernando Gomes de Oliveira, diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)

11h15 - Palestra:“Usina sustentável Dedini: novas soluções tecnológicas que potencializam a evolução da sustentabilidade da usina canavieira e etanol carburante, reduzindo-se as emissões de gases de efeito estufa”, com José Luiz Olivério, diretor científico do Grupo DEDINI.

13h55 - Palestra: “Prospecção e portfólio de projetos em energia verde para mobilidade”, com Paulo Cruvinel, pesquisador da Embrapa Instrumentação.

14h30 - Palestra: “Pneus Verdes”, com Renato Lopes da Pirelli.

15h30 - Palestra: “Motores Diesel e uso de combustíveis alternativos”, com Gilberto G. Leal, gerente de Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz do Brasil.

16h05 - Palestra:“Etanol, combustível para redução de CO2 em motores de combustão interna”, com Eduardo Tomanik, R&D Tech. Consultant da MAHLE Metal Leve S.A.

17h15 - Palestra: “Energia Limpa - discussões sobre o futuro para os veículos elétricos em Bonn, Detroit e Beijing”, com Rene Eduardo Martinez, sócio-diretor da Automotiva Sul America Ernst & Young Terco.

17h50 - Palestra: “Mobilidade sustentável”, com José Magro, coordenador de energia no Brasil da Intermoney,SFC,SA - Grupo CIMD, Portugal.

 

Dia 27 de junho:

8h30 - Solenidade de Abertura com Newton Curi, diretor da Regional São Carlos/ Piracicaba.

9h - Palestra: “Veículo elétrico e a experiência de um veículo brasileiro”, com Marcelo Rodrigues Soares, coordenador do Lab. Carro Elétrico / CPFL.

9h35 - Palestra: “Engenharia e automação; Energia e produção industrial: um grande desafio e muitas oportunidades”, com Paulo Seleghim Jr., Prof. titular da Escola de Engenharia de São Carlos - Depto Mecânica (Energias Renováveis) - USP.

10h40 - Palestra: “Substituição de óleo diesel por combustíveis alternativos”, com Sergio Braga, diretor do Instituto Tecnológico / PUC-RIO.

11h15 - Palestra: “Veículos híbridos com motores nas rodas”, com Sérgio Braga, diretor do Instituto Tecnológico / PUC-RIO.

11h50 - Palestra: “Biorrefinaria”, com Antônio Aprigio da S. Curvelo, prof. titular do Instituto de Química de São Carlos - USP.

14h40 - Palestra: “A cana de açúcar uma opção na produção de energia verde na mobilidade”, com Marco A. S. Vieira, professor do Biotec. Prod. Veg. e Animal - UFScar.

15h15 - Palestra: “Perspectivas para os biocombustíveis”, com João Alberto F. de Abreu, diretor de Tecnologia e Bioenergia da Raizen.

16h30 - Palestra: “Biologia sintética aplicada à produção de biocombustíveis sustentáveis para motores diesel”, com Michael Rinelli, do LS9 Brasil Biotecnologia.

17h05 - Palestra: “Tailor-Made - combustíveis partir da biomassa - visão e abordagem do Cluster de Excelência em RWTH Aachen University, Florian Kremer”, com o engenheiro chefe do Instituto de Máquinas à Combustão da RWTH Aachen University - Germany.

17h40 - Fórum da Competitividade da Indústria com o SEBRAE.