Notícia

Invertia

Sabesp investe em pesquisa na área de saneamento

Publicado em 08 maio 2009

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) assinam termo de cooperação técnica no dia 12 que prevê investimentos de até R$ 50 milhões em pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras para aumento da eficiência nos processos de tratamento e distribuição da água, monitoramento da qualidade, diminuição do consumo de eletricidade na operação de sistemas de saneamento, combate à perda nas tubulações e estudos econômicos sobre o desenvolvimento do setor de saneamento.

"O acordo sinaliza uma importante estratégia da empresa pública no Estado de São Paulo para ampliar e consolidar suas atividades de pesquisa e desenvolvimento", afirma o diretor-científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz. "Este é um dos maiores acordos de pesquisa cooperativa estabelecidos pela fundação e esperamos uma resposta muito participativa da comunidade de pesquisa ao edital que será anunciado", completou.

Para o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, investir em pesquisa e em inovação é essencial para o futuro da empresa. "Hoje, o mercado está mais competitivo, há padrões de exigência ambientalmente mais rigorosos, somos regulados por uma agência externa e temos de enfrentar o desafio de universalizar os serviços. Precisamos ter capacidade de incorporar novas tecnologias", afirma.

Os investimentos serão divididos entre as duas instituições. Um comitê gestor vai analisar e selecionar as propostas de pesquisa para verificar o potencial de implementação de resultados nos mercados internos e externos.