Notícia

Instituto Ressoar

Sabesp e FAPESP divulgam resultados de seleção de projetos

Publicado em 23 dezembro 2010

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) divulgam hoje os doze projetos selecionados na Chamada de Propostas lançada em 2009 pelo Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica assinado em 2008 entre as duas instituições.

Cada projeto terá financiamento por até 36 meses para desenvolvimento de pesquisa nas áreas de economia e engenharias civil e sanitária, em cooperação entre pesquisadores da Sabesp e de instituições de ensino superior e pesquisa do Estado. As prioridades são ampliar o conhecimento sobre processos de saneamento básico e melhorar o atendimento nessa área à população do Estado.

Os projetos aprovados propõem o monitoramento de reservatórios da região metropolitana de São Paulo e remoção de substâncias que podem causar danos à saúde no tratamento de água para abastecimento público; melhoria de instalações de bombeamento de água e sistemas de tratamento de esgoto; sistema para detecção e diagnóstico de vazamentos em redes de distribuição de água; sistema de filtração de água e tecnologias para remoção, tratamento e disposição de lodos extraídos de estações de tratamento; monitoramento da carga de patógenos nos esgotos e gestão sustentável de recursos hídricos pela investigação dos efeitos na agricultura e no ambiente do uso de esgoto tratado para irrigação de culturas.

O acordo de cooperação entre a Sabesp e a FAPESP prevê aporte financeiro de R$ 50 milhões em cinco anos divididos igualmente entre as duas partes. Nesta primeira chamada serão investidos R$ 10 milhões na infraestrutura necessária ao desenvolvimento dos projetos, materiais e serviços, contratação de pesquisadores e técnicos pelo prazo do projeto e equipamentos - que serão transferidos para a instituição de pesquisa após o término das atividades do projeto.