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Sabesp e Fapesp abrem inscrições para projetos universitários de pesquisa em saneamento (16 notícias)

Publicado em 27 de abril de 2017

Qualquer pesquisador de instituição pública ou privada de São Paulo pode submeter propostas até o dia 8 de junho

Estão abertas as inscrições para a terceira chamada de trabalhos do acordo firmado entre Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

São doze grandes temas na área de saneamento e qualquer pesquisador de instituição pública ou privada de São Paulo pode submeter projetos.

As informações podem ser obtidas pela internet.

As instituições de pesquisa do Estado ainda podem se associar a universidades de outros unidades da Federação ou até mesmo de outro país. O período de inscrições segue até 8 de junho de 2020.

O objetivo é selecionar e apoiar projetos de pesquisa inovadores e relevantes para o setor de saneamento e fornecer subsídios para que os institutos de pesquisa possam desenvolver os estudos.

Entre os temas estão tratamento, destinação e utilização de lodo nas estações de tratamento de água e esgoto, redução de perdas em sistemas de abastecimento de água, economia circular no tratamento de esgoto e eficiência energética.

Critérios

O total de recursos oferecido pela Sabesp e Fapesp para realização das pesquisas é de R$ 18 milhões, sendo R$ 9 milhões de cada instituição. Depois das inscrições, os projetos serão analisados e selecionados quanto ao mérito técnico, científico e relevância.

Na primeira chamada realizada pelo convênio, nove projetos foram concluídos e geraram três pedidos de patentes e um registro de software.

Em relação à segunda chamada, dez projetos estão em andamento e, desses, já foram depositados quatro pedidos de patente e um registro de software.

Em geral, os projetos geram protótipos conceituais e, a partir daí, são estudados modelos de negócios de forma a aplicar os resultados no mercado e principalmente para utilização da Sabesp em processos de forma a continuamente melhorar os serviços prestados.