Notícia

Feed & Food online

SAA dobra produção de kits de diagnóstico

Publicado em 16 abril 2020

Uma grande preocupação dos pecuaristas brasileiros recaí sobre a disponibilidade de kits para diagnóstico de brucelose e tuberculose em animais de produção. No entanto, como afirma a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, os trabalhadores poderão ficar despreocupados perante o abastecimento do material.

Como explica a Secretária, o Laboratório de Produção de Imunobiológicos do Instituto Biológico (IB-APTA) segue trabalhando normalmente e conseguiu dobrar a produção durante o primeiro trimestre de 2020, com um estoque de mais de dois milhões de doses de imunobiológicos. A produção atual equivale ao número total de 2015.

Segundo o médico-veterinário do IB, Ricardo Spacagna Jordão, o estoque feito pelo Instituto é importante, pois permite o atendimento imediato dos pedidos feitos pelos produtores rurais de todo o País. "A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa (PDIP), investiu R$ 3,5 milhões neste laboratório no final de 2019, que permitiu dobrarmos a produção neste início de ano, mesmo sem termos ainda recebido todos os equipamentos laboratoriais adquiridos. Esse estoque é importante para atendermos toda a demanda dos produtores. Antes, com a produção que tínhamos, não conseguíamos atender aos pedidos imediatamente, sendo necessário fracionar a entrega deste insumo aos nossos clientes", explicou.

Ainda de acordo com o médico-veterinário, as entregas estão ocorrendo em fluxo normal para os 24 Estados brasileiros mais o Distrito Federal, já que os imunobiológicos são enviados por transportadoras que estão operando mesmo durante a pandemia do novo coronavírus. "A produção de imunobiológicos é considerada uma atividade essencial, pois é um insumo fundamental e estratégico para a pecuária paulista e brasileira. Por isso, estamos tomando todos os cuidados necessários e mantendo nossas atividades", afirmou o médico-veterinário.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
GuiaLat Agrolink MilkPoint