Notícia

Página Rural

RS: Aino Jacques recebe título de Professor Emérito da Ufrgs

Publicado em 02 julho 2015

Porto Alegre/RS - O tradicional criador da raça Devon Aino Victor Ávila Jacques recebeu na última terça-feira (30) o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) pelos mais de 50 anos de serviços prestados à instituição. A sessão solene do Conselho Universitário contou com a presença de grande número de colegas, amigos e ex-alunos do docente. "Se fosse perguntado se repetiria tudo que fiz na minha vida acadêmica, eu diria que sim, com uma pequena mudança: gostaria de dispor de mais tempo com meus alunos. Mas isso seria injusto, pois seria escolher a parte mais prazerosa da atividade acadêmica", disse Jacques no encerramento do seu emocionado discurso. A solenidade foi presidida pelo vice-reitor Rui Oppermann, que agradeceu ao homenageado por sua importante participação na construção da universidade de excelência que se tem hoje.

O homenageado

Ligado ao campo desde a infância no município de André da Rocha, o docente lecionou na Ufrgs por mais de 30 anos a partir de 1964. Mestre em Pastagens e Nutrição Animal pela instituição onde já trabalhava, Jacques realizou doutorado em Fisiologia e Manejo de Forrageiras nos EUA e pós-doutorado na Inglaterra. Foi diretor da Faculdade de Agronomia da Ufrgs, pró-reitor de Extensão da Uergs, presidente do Conselho Superior da Fapergs e da Fepagro, além de atuar como consultor para várias instituições associadas ao ensino e à pesquisa, como CNPq, Capes, Fapesp, Finep, Embrapa e Câmara de Biotecnologia, entre outras.

No ensino de graduação, atuou principalmente no Departamento de Plantas Forrageiras e Agrometeorologia, ministrando as disciplinas Forrageiras e Fisionomia e Manejo de Pastagens, tendo sido responsável pela capacitação de centenas de alunos nessa área, além de ter atuado como orientador de estudantes de iniciação científica. Ao mesmo tempo, teve marcante atuação no ensino de pós-graduação, tendo se destacado na área de fisiologia e manejo de pastagens e de manejo do campo nativo.

A paixão pela pecuária Aino herdou da família. Seu avô, Coronel Firmino Jacques, introduziu o gado Devon nos Campos da Cima da Serra, em 1912. Proprietário do Sítio do Pinheirinho, em André da Rocha (RS), Aino cria gado Devon PO e PC. Atualmente, sua rotina se divide entre os compromissos em Porto Alegre e André da Rocha, onde participa de associações de produtores, de atividades culturais e orienta e participa das atividades do sítio juntamente de seus funcionários.

Fonte: Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD)