Notícia

Andifes

Ronaldo Mota profere palestra no Instituto de Pesquisas Tecnológicas

Publicado em 06 maio 2009

Agência Fapesp    

A palestra “A construção do conhecimento científico e tecnológico” será apresentada na próxima quinta-feira (7/5), a partir das 14h30, integrando o ciclo “Transformação”, em comemoração aos 110 anos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.

O palestrante será o físico Ronaldo Mota, professor titular na Universidade Federal de Santa Maria (RS) e assessor especial do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende.

Mota apresentará a evolução da ciência em uma perspectiva histórica, das sociedades primitivas, passando pela Grécia Antiga, Idade Média e pelo período da sistematização da ciência no século 17, período marcado simbolicamente pela atuação de Galileu Galilei.

A jornada prossegue pelas contribuições que marcaram os séculos seguintes, até chegar ao papel da ciência, tecnologia e inovação na sociedade contemporânea, na perspectiva de grandes pensadores da ciência como Popper, Kuhn e Feyerabaend.

O ciclo “Transformação” prosseguirá no dia 19 de maio com Renato Janine Ribeiro, professor titular de filosofia da Universidade de São Paulo, e no dia 4 de junho com o professor João Fernando Gomes de Oliveira, diretor-presidente do IPT.

O IPT está localizado na av. Prof. Almeida Prado, 532, Cidade Universitária.

Mais informações: www.ipt.br ou (11) 3767-4918.