Notícia

Jornal Folha Noroeste

Rodrigo Garcia quer multiplicar por dez o número de alunos no Ensino Médio Técnico em SP (2 notícias)

Publicado em 19 de agosto de 2022

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
O Grande ABC

Governador foi o terceiro a participar de encontro promovido pela Fiesp e o Ciesp e anunciou aposta no uso de biogás produzido a partir de resíduos de cana

O governador Rodrigo Garcia (PSDB) participou hoje da série de encontros com candidatos ao Governo do Estado de São Paulo promovida pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) na capital paulista. No encontro, Garcia defendeu, dentre outras coisas, a ampliação da formação técnico-profissionalizante no Ensino Médio do estado e falou da aposta no uso de biogás, produzido a partir de resíduos das usinas de cana-de-açúcar, como combustível.

O governador estava acompanhado de vários secretários de sua equipe e também do candidato ao Senado pelo MDB, Edson Aparecido, que comandou a pasta da saúde na cidade de São Paulo durante a pandemia. Garcia disse que, pretende ousar nas metas de educação para o estado de São Paulo, fazendo comparações com indicadores de outras cidades da América Latina. Para ele, é preciso impulsionar o movimento de municipalização da primeira etapa do Ensino Fundamental e contratar mais professores, sem que, necessariamente, seja por meio de concursos públicos. O candidato também falou de uma rede MédioTec, proposta em seu Plano de Governo, que ofereceria aos estudantes no primeiro ano do Ensino Médio, optar pelo ensino convencional apenas ou poder cursar também um curso técnico-profissionalizante. “Nossa rede tem 3,5 milhões de alunos. Como dar ensino em grande escala e com qualidade? Este é o desafio. Hoje de 1,5 milhões de alunos especificamente do Ensino Médio, 60 mil fazem curso técnico e nós queremos alcançar 600 mil”, disse o governador.

Garcia também falou sobre seu projeto de criação de um grande conselho de desenvolvimento de São Paulo, com a participação do setor produtivo e das universidades. Na sua opinião, quando o tema é Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), é fundamental envolver a iniciativa privada. “Vamos trazer a Faria Lima [avenida com o maior centro financeiro do Brasil] para investir em inovação, com consultoria da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Hoje já fazemos muito, mas precisamos fazer muito mais, ter um melhor aproveitamento do sistema P&D”, disse o governador.

O governador, que exaltou o fato de ter longa experiência tanto no Executivo quanto no Legislativo (com passagens pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, quanto da Câmara Federal), também falou sobre sua aposta no uso do biogás que começou a ser produzido pelas usinas de cana-de-açúcar, promovendo o reaproveitamento dos resíduos e gerando energia que pode ser utilizada no transporte rodoviário, em veículos como caminhões e ônibus. Segundo o candidato, São Paulo tem hoje 170 usinas de cana-de-açúcar espalhadas pelo estado.

Os encontros anteriores com os candidatos ao Governo do Estado promovidos pelas Fiesp e o Ciesp já tiveram a presença de Vinícius Poit (Partido Novo) e Fernando Haddad (PT). As casas ainda aguardam a definição da data do encontro com o candidato Tarcísio de Freitas, que já confirmou a participação na série de eventos.