Notícia

Agência C&T (MCTI)

Roda Viva

Publicado em 21 novembro 2007

Além de pequenas mudanças em faróis, grade e pára-choques, Citroën C3 que chega em meados de 2008, como modelo 2009, será igual ao modelo francês atual também no interior. Há novas saídas de ar e quadro de Instrumentos um pouco mais largo melhora a leitura. Será precedido do Peugeot 206 com a mesma cara, mas sem dimensões generosas do 207.

Brasil aparecerá melhor no ranking de motorização dos países. Como o recenseamento mostrou que somos 183 milhões e não 186 milhões, e a frota dará um bom salto com as vendas de 2007, atingiremos outra marca recorde: 6,5 habitantes/veículo.

Linhas harmoniosas e suspensão bem calibrada fazem da Peugeot 307 SW uma station bonita e agradável de dirigir. Tem 10 cm a mais de entreeixos que o hatch, ampliando o conforto para as pernas atrás. Porta-malas: 562 litros (dado de fábrica). Grande teto solar amplia sensação de espaço interno. Vidro pesa mais que chapa de aço e aumenta massa total, mas o motor de 2 litros/143 cv (em breve, flex) dá conta do recado.

Mais um especialista chamou a atenção: Brasil está à frente na tecnologia de bio-combustíveis, em especial etanol. No entanto, João Furtado, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, lembrou que EUA e Japão estão investindo multo e podem tirar essa diferença. Tema de sua palestra na Enerbio, conferência internacional realizada em Brasília.

Federação Nacional dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) aplaudiu a lei - a sancionar - que obriga órgãos de trânsito a divulgar as multas aplicadas, em portais da Internet, até sete dias depois. O que a Fenauto chama de multa "fantasma" deixaria de ser herdada por quem compra um carro usa do. Desde, é claro, que nova multa não consiga escapar desse filtro semanal.