Notícia

Época São Paulo

Robôs participam de campeonato de futebol

Publicado em 22 março 2010

Dribles bonitos podem não acontecer, mas ao menos nenhum jogador poderá ser chamado de “perna de pau”. Feitos de metal e componentes eletrônicos, os robôs que participam da 1ª Copa Gato & Sapato de RoboGol, realizado em São Carlos entre segunda (22/03) e quarta, ainda não sabem dar “pedaladas” como Robinho, mas são parte do “pebolim eletrônico” que pretende associar entretenimento, tecnologia e o esporte mais popular do País. Serão duas categorias em disputa: para crianças entre 6 e 9 anos e para aquelas entre 10 e 13 anos. As inscrições podem ser feitas no site www.robogol.com.br e custam R$ 10.

O “cartola” do evento é a empresa XBot, sediada na cidade do interior paulista, que recebe verba da FAPESP para desenvolver robôs para a área educativa. “O torneio é uma maneira de aproximar o leigo do meio robótico, que é uma importante ferramenta de aprendizado do ensino técnico”, diz Plínio Gabriel João, gerente da empresa. Uma nova tecnologia está sendo desenvolvida para que os robôs do sci-soccer, como é chamada a modalidade, sejam controlados pelo celular no futuro (hoje funcionam com energia que vem de placas posicionadas no campo e por joystick e botões wireless). A intenção é que esse novo recurso esteja disponível para um campeonato nacional em 2014, não por acaso o ano da Copa da FIFA no Brasil. Por enquanto, em São Carlos, no lugar da taça do mundo, os vencedores da Gato & Sapato disputam dois Nitendos DS.

1ª Copa Gato & Sapato de RoboGol. Rua Bruno Ruggiero Filho, 676. Segunda (22/03) a quarta, 19h/22h. Inscrição: R$ 10. www.robogol.com.br