Notícia

Computerworld Brasil online

RJ inaugura rede de alta velocidade (1 notícias)

Publicado em 24 de agosto de 2005

Por IDG Now!
As pesquisas científicas no Rio de Janeiro estão mais velozes. O motivo é a inauguração da Rede Giga, que por meio da tecnologia de transmissão de gigabit ethernet, inédita no Estado, aumenta de 155 Mbps para 1Gbps a capacidade de conexão do backbone da Rede-Rio/Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).
Segundo a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), os novos equipamentos foram instalados nos pontos de presença da Rede-Rio na Fundação Oswaldo Cruz, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.
"O estímulo ao desenvolvimento de novas aplicações pela internet, com a implantação da Rede Giga, vem atender à demanda por transmissões em alta velocidade de diversos tipos de mídia e serviços. Com isso, áreas como saúde, educação e entretenimento ganham mais agilidade em trabalhos e projetos que necessitam de conexão", disse o comunicado da RNP.
Faperj, RNP e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro discutem a ampliação do alcance da rede por meio da iniciativa Redecomep, que prevê a implantação de redes metropolitanas comunitárias em todo o país.
A Rede-Rio/Faperj foi lançada em 1992 e é voltada para a área de ciência e tecnologia. Cerca de cem instituições de ensino e pesquisa do Estado do Rio de Janeiro estão conectadas à internet pela rede.

Agência Fapesp