Notícia

ComputerWorld online

RJ inaugura rede de alta velocidade

Publicado em 24 agosto 2005

Por IDG Now!
As pesquisas científicas no Rio de Janeiro estão mais velozes. O motivo é a inauguração da Rede Giga, que por meio da tecnologia de transmissão de gigabit ethernet, inédita no Estado, aumenta de 155 Mbps para 1Gbps a capacidade de conexão do backbone da Rede-Rio/Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).
Segundo a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), os novos equipamentos foram instalados nos pontos de presença da Rede-Rio na Fundação Oswaldo Cruz, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.
"O estímulo ao desenvolvimento de novas aplicações pela internet, com a implantação da Rede Giga, vem atender à demanda por transmissões em alta velocidade de diversos tipos de mídia e serviços. Com isso, áreas como saúde, educação e entretenimento ganham mais agilidade em trabalhos e projetos que necessitam de conexão", disse o comunicado da RNP.
Faperj, RNP e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro discutem a ampliação do alcance da rede por meio da iniciativa Redecomep, que prevê a implantação de redes metropolitanas comunitárias em todo o país.
A Rede-Rio/Faperj foi lançada em 1992 e é voltada para a área de ciência e tecnologia. Cerca de cem instituições de ensino e pesquisa do Estado do Rio de Janeiro estão conectadas à internet pela rede.

Agência Fapesp