Notícia

APM- Associação Paulista de Medicina

Risco de morte por febre amarela pode ser identificado mais cedo

Publicado em 29 julho 2019

Por Peter Moon  |  Agência FAPESP

De cada cem pessoas que são picadas por mosquitos infectados com o vírus da febre amarela, cerca de 10% desenvolverão sintomas da doença. Embora a maioria dos infectados com o vírus da febre amarela não desenvolva a doença, cerca de 40% dos que apresentam sintomas acabam morrendo.

A febre amarela vem sendo estudada há mais de um século, sendo que existe uma vacina bastante eficaz desde 1938. Apesar disso, ainda não se conheciam os sintomas preditivos específicos que pudessem ser utilizados pelos médicos de modo a estabelecer um prognóstico do grau de severidade da evolução da doença para cada paciente.

“Muitos pacientes que dão entrada no sistema de saúde com diagnóstico de febre amarela ainda não estão muito doentes. Vários chegam caminhando ao hospital, mas o que se observa nos dias seguintes é um quadro de piora acentuada, que muitas vezes leva ao óbito”, disse Esper Kallás, professor titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

“Ainda não se conheciam vários marcadores que pudessem ser empregados pela equipe médica para avaliar o prognóstico de cada paciente, permitindo identificar quais seriam os pacientes com mais chances de evoluir para um quadro de maior gravidade e poder tratá-los de acordo com tal prognóstico, elevando as chances de tratamento e cura”, disse Kallás.

Esses marcadores acabam de ser identificados e descritos em artigo na revista The Lancet Infectious Diseases. Assinam o artigo Kallás e outros 19 pesquisadores ligados à FMUSP, ao Instituto de Medicina Tropical (IMT) da FMUSP, ao Instituto de Infectologia Emílio Ribas e ao laboratório Diagnósticos da América (Dasa). O trabalho foi coordenado pela professora Ester Sabino, diretora do IMT e professora no Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da FMUSP.

O objetivo do estudo apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) foi identificar os preditores de morte medidos na admissão hospitalar em um conjunto de pacientes internados no Hospital das Clínicas da FMUSP e no Instituto de Infectologia Emílio Ribas durante o surto de febre amarela de 2018 na periferia da cidade de São Paulo.

Entre 11 de janeiro e 10 de maio de 2018, 118 pacientes com suspeita de febre amarela foram internados no Hospital das Clínicas e outros 113 pacientes no Emílio Ribas.

Após uma triagem para a confirmação do diagnóstico, o estudo foi resumido a 76 pacientes (68 homens e 8 mulheres) com infecção confirmada pelo vírus da febre amarela, com base no RNA do vírus da febre amarela detectável no sangue (74 pacientes) ou no vírus da febre amarela confirmado apenas no laudo da autópsia (dois pacientes). Dos 76 pacientes, 27 (36%) morreram durante o período de 60 dias após a internação hospitalar.

“A infecção da febre amarela foi confirmada pela técnica de PCR [reação em cadeia da polimerase] em tempo real no sangue coletado na admissão ou em tecidos na autópsia. Sequenciamos o genoma completo do vírus da febre amarela de indivíduos infectados e avaliamos os achados demográficos, clínicos e laboratoriais na admissão. Investigamos se qualquer uma dessas medidas se correlacionava com o óbito do paciente”, disse o pesquisador Kallás.

Marcadores

Os pesquisadores identificaram que a febre amarela tende a ser mais grave quanto mais velho é o paciente. “Trata-se de um aspecto intuitivo. Faz sentido que os idosos sofram mais e tendam a ter um desfecho pior. Quanto mais velho o paciente, maiores são as chances de o quadro piorar”, disse Kallás.

A contagem de neutrófilos elevada, o aumento da enzima hepática AST (aspartato aminotransaminase) e a maior carga viral também estão associados ao risco de morte. Neutrófilos (ou leucócitos polimorfonucleares) são as células sanguíneas que fazem parte essencial do sistema imune inato.

Todos os 11 pacientes com contagem de neutrófilos igual ou superior a 4.000 células/ml e carga viral igual ou superior a 5.1 log10 cópias/ml (ou seja, aproximadamente 125 mil cópias do vírus por mililitro de sangue) morreram, em comparação com apenas três mortes entre os 27 pacientes com contagens de neutrófilos menor que 4.000 células/ml e cargas virais de menos de 5.1 log10 cópias/ml (menos de 125 mil cópias/ml).

“O organismo pode estar tentando combater alguma outra coisa que não é o vírus da febre amarela. Nossa hipótese é que a multiplicação do vírus nas células do intestino possa estar permitindo a passagem de bactérias que vivem no intestino para a corrente sanguínea. Essa poderia ser a razão para o acionamento do sistema imune e o aumento na produção de neutrófilos. Outra possibilidade é que, no doente, a resposta imune estaria desequilibrada, o que faria a pessoa piorar”, disse Kallás.

Outro marcador de severidade é o aumento da carga viral no sangue dos pacientes.

“Assim como ocorre com a idade avançada, parece lógico pensar que quanto maior for a quantidade de vírus no sangue, pior será o prognóstico do paciente. Mas é a primeira vez que alguém descreveu isso em um estudo”, disse Kallás.

Por outro lado, os pesquisadores constataram que a coloração amarelada na pele dos doentes, tão característica que está no nome da doença, não é um marcador de severidade no momento da entrada do paciente no hospital.

“A coloração amarelada, consequência da destruição das células do fígado pelo vírus, só aparece em casos de piora avançada. Em nosso estudo, nenhum dos pacientes que veio a óbito chegou ao hospital ostentando coloração amarelada”, disse Kallás.

Sabino destaca que o estudo representa um avanço muito importante, ao permitir que, “no caso de um surto de febre amarela como o que ocorre atualmente no Brasil, o pior em décadas, médicos realizam a triagem de pacientes no momento de entrada nos serviços de saúde, identificando aqueles pacientes que potencialmente poderão evoluir para casos mais severos. Com a antecipação nas internações em unidades de terapia intensiva, aumentam-se as chances de sobrevivência”.

Diagnóstico

Após décadas de pesquisa da febre amarela, não havia até agora marcadores associados ao risco de morte dos pacientes em um ambiente com maiores recursos de assistência à saúde.

“As grandes epidemias de febre amarela que ocorreram em países com maior grau de desenvolvimento e, portanto, com melhores meios médico-científicos para identificar tais marcadores, aconteceram há décadas, praticamente todas antes do desenvolvimento da vacina, que começou a ser testada há 80 anos, antes da Segunda Guerra Mundial”, disse Kallás.

Em 2017, quando do início do surto recente de febre amarela no Brasil, Kallás, Sabino e colaboradores realizavam um trabalho de acompanhamento dos pacientes com dengue, chikungunya e zika, na tentativa de prever a transmissão e a distribuição no Brasil daquelas doenças igualmente provocadas por arbovírus, os vírus que são transmitidos aos humanos através da picada de insetos, como os mosquitos.

“Quando surgiram os primeiros sinais do surto de febre amarela, rapidamente percebemos que nos encontrávamos em condições ideais para acrescentar a febre amarela ao foco das nossas investigações, com vistas a detectar os fatores preditivos da severidade da doença. A colaboração entre o Instituto de Infectologia Emílio Ribas e o Hospital das Clínicas da FMUSP foi fundamental para fazer esta contribuição”, disse Kallás.

A identificação de marcadores prognósticos em pacientes pode ajudar os médicos a priorizar a internação na unidade de terapia intensiva, pois o estado geral dos pacientes deteriora rapidamente.

“Coloque-se no lugar de um médico que examina um paciente diagnosticado com febre amarela e que acaba de ser internado. Não se sabia qual seria o prognóstico mais provável daquele paciente. O que se verificaria seria uma piora muito acentuada e rápida, ou não. Nosso trabalho ajudará a entender o que ocorre com os pacientes. Aqueles que contarem com todos os marcadores de severidade no momento da internação serão os que terão mais risco de morrer. Logo, será possível aos médicos estabelecer prioridades, enviando tais pacientes mais precocemente à terapia intensiva”, disse Kallás.

Ao mesmo tempo, a alocação de recursos seria melhorada para priorizar exames laboratoriais mais úteis para determinar se um paciente poderia ter um resultado melhor.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com BOL UOL IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online Correio Braziliense online Agência Brasil Portal Exame Portal R7 UOL Portal R7 Blog da Luciana Mello O Povo online CGN Mix Vale Info TC Portal Agora no RS Faxaju Às Claras The World News (Ucrânia/Brasil) O Fluminense online Tá Sabendo? Zero um informa Folha de Pernambuco online Correio Capixaba online Correio de Notícias (PR) Agora MT Diga Bahia Digital Rádio e TV JP News SBT Interior Tribuna do Norte (Natal, RN) online Acorda Cidade Click3 Jornal de Jundiaí online 180 Graus O Pantaneiro online Expresso MT Diário de Pernambuco online Catve Blog do Wagner Gil Acesse Notícias Forte na Notícia Terra Repórter PB Ceará Agora Rede TV! Jornal Tijucas Portal no Ar Jornal Integração online Correio Capixaba online BMNotícia Bahia.ba Gazetaweb (Alagoas) Folha Vitória online Portal Lapada Lapada IG FA Notícias O Documento online O Atual Acesse News Notícia em Foco MT Portal MT Urgente News Linhares em Dia Rádio Mais FM Educativa Portal Mais Goiás Paraíba Online Niterói e Região Plantão Enfoco O Dia (Rio de Janeiro, RJ) online Bahia No Ar Ternura FM Meio & Negócio Mais Expressão Primeira Edição Central de Notícias V9 Vitoriosa Online Portal Lapada Lapada Portal da Feira Portal da Enfermagem Poliarquia Portal do Amazonas Portal Giro Diário Zona Norte Saiba Tudo MT Jornal da Cidade (Aracaju, SE) online Bem Mais Brasília Seu Jornal Portal Guará Painel Notícias Acre ao Vivo Sistema de Notícias Portal SBN Diário dos Campos JDC Notícias online Rondoniaqui News MS Hoje MTUOL Notícias Página 20 Quarto Poder Tudo Rondônia DeFato Online Capital News Tribuna do Planalto online Portal R3 Portal O Estado Catraca Livre Blog Tribuna Livre Boa Vista Já Boqnews Brasília de Fato Aconteceu no Vale O Tabuleiro Assebrasp - Associação Nacional dos Servidores Públicos da Federação Bem Pra Você Oficial Rádio Berokan FM Blog do Elvis Bezerra Blog do João Carlos Guimarães Blog do Toninho Tribuna da Bahia online Jornal da Mídia Via Alagoas Piauí Noticias O Imparcial (São Luís, MA) online Camaçari Notícias Amazonas Agora Amazonas Total O Melhor da Notícia O Verídico Panorama Farmacêutico HiperNotícias Perfil News Folha de Naviraí Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Enfoque MS Alagoas Alerta O Chefão da Notícia Tribuna Hoje online Notícias Camaquã e Região Corumbá Online Diário do Aço online Portal O Norte Canção Nova Nortesul online F5 News Diário do Vale Cruzeiro do Sul online O Documento online Bahia no minuto Jornal do Ônibus (MT) Plantão News (MT) A Província do Pará LiberaPensado.com Tribuna Feirense Rondônia Dinâmica Leiamais.ba ID News Meio Norte online ItabiraNet Notícias de Campinas Jornal Dia Dia Jornal Ururau Jornal Preliminar Jornal Rondônia Vip Diário da Amazônia Jornal do Lar Idest Tarobá News Diário Piauí Teresina Diário Diário do Litoral (Santos, SP) online Guará Notícias OP9 Imirante Rádio Educadora de Sapeaçu O Liberal (PA) online Reporter Hoje Espaço Livre Notícias Bem Paraná online Santa Portal Jornal da Manhã (Marília, SP) online ID News Informe Baiano Maranhão Noticias Urgente News VoxMS Mídia Recôncavo Alta Pressão Online Parada Musical Zero um informa Contexto Exato Gazeta Morena online Monitor Mercantil Mirassol Conectada NewsLab online Folha do Estado (Feira de Santana, BA) online Folha de Dourados online Visão Cidade ABC do ABC Diário Corumbaense online Planeta online Rondônia em Pauta O Nortão online Sinal Verde Revista Bzzz online Itaporã News Única Mania Blog do José Duarte Lima Ariquemes NetDiário Bem Pra Você Oficial Cidade Branca Clic Camaquã Gonzaga Patriota Eu, Rio Farol News Blog Foco Pé na Cova Folha Iconha InfoMidi Sociedade Científica Blog de Isabella Barros Martins Jornal do Comércio (Matão, SP) online Jornal Comunidade Jornal do Sudoeste Web Rádio Mídia Digital Jornal O Debate (São Luís, MA) online Correio Independente 4oito CREMEPE - Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco Primeira Hora Diário de Suzano Diário Nacional Diário Potiguar Diário de Uberlândia Difusora 24h Ma10 Edgar Lisboa Amambai Notícias Em Tempo (Manaus, AM) online Esteta Iguaí Mix Notícias do Recôncavo Novoeste Noroeste Online O Dia Mais O Estado (CE) online Blog WN Pimenta Expressão Rondônia Jornal Correio do Norte (PR) online Jornal Expresso Carioca Lindomar Rodrigues Liberdades O Liberal Regional (Araçatuba, SP) online MS em Dia Click Guarulhos Portal Giro Portal Sul MS Portal Rondônia Rede Clipex Repórter Maceió MS Urgente MS Urgente Jornal de Alagoas Em Tempo (Manaus, AM) online Tribuna Livre Portal de Camaquã Portal Pontual SPRio+ A Crítica (AM) online Portal GRNews Blog do Ivonaldo Filho Caderno B A Tribuna News W Rádio Brasil Jornal de Piracicaba Midia News Garça Online Jornais Virtuais Jornal Mais Notícias Diário de Notícias online Jovem Sul News Daynews Fala Guarulhos Guia da Farmácia online Guia Itaúna Portal24 Portal Hertz Infonet Metropolitano Agora MT Esporte Preto no Branco Portal do Governo do Estado de São Paulo Votunews Profarma Cenário MT Mundo Positivo W Rádio Brasil MS Urgente MS Urgente MS Urgente Portal Amirt Folha Nobre Gazeta de S. Paulo online Outras Palavras Portal Guaira Madeirão O Hoje (Goiânia, GO) online Agência Sertão Jornal da Ciência online Espaço Ecológico no Ar Portal Banda B O Repórter (RS) Dourados Agora Atlântica News Brazilian Times (EUA) Blog da Sociedade Brasileira de Parasitologia Cruzeiro do Sul online Beto Ribeiro Repórter Jornal Preliminar TV Sorriso Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online ES Brasil online TV Band Maranhense MS Urgente MS Urgente Cruzeiro do Sul Tribuna do Norte (Pindamonhangaba, SP) online MS Urgente MS Urgente MS Urgente Folha1 online Blog Conecta Classificados Central Cultura de Comunicação Tribuna União Folha Vitória online Jornal Debate (Santa Cruz do Rio Pardo, SP) online Bahia Política Alagoas Real Tá no site Notícias da Lapa Guia Muriaé Portal Costa Norte Entre Notícias Folha de Alagoas online Gazeta Brasil Gazeta MT TV Servidor Clic São Lourenço ClickNews Correio Nogueirense Carajas O Jornal Gazeta do Oeste (Divinópolis, MG) online Rádio Gazeta AM 1.260 KHz (Maceió, Alagoas) JMais Folha Vitória online O Defensor online Farol da Bahia TV Caiuá Blog Jornal Vanguarda Correio do Cidadão Gente de Opinião O Presente online Petrus News Diárioi Jornal do Vale do Itapocu online Rádio Metrópole 1070 TV Mais Dom Total Portal AZ RCI Araraquara Roraima em Tempo online Sagres Online O Regional (Catanduva, SP) online Fato Amazônico RioMafra Mix Voz da Bahia Diário da Manhã (GO) online Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia O Rondoniense Correio Popular online Correio de Carajás A Voz de São Francisco SincoFarma Painel Notícias Censanet Cariri em Ação Rádio Chopinzinho FM TV kz O Vale online Cidade Modelo Portal Correio do Agreste JH Notícias FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão Portal JNN GS News Valter Vieira O Roncador Meia Hora Saiba Mais Simões Filho online RolimNotícias Ronda do Pantanal Tribuna Popular O Observador Ubiratã Online Cardivando de Oliveira Blog do Márcio Rangel O Rio Branco Foco Cidade Nossa Metrópole Notícias de Hortolândia MS Todo Dia ND Online Leia Lucas Rádio Urbana FM Blog do Márcio Rangel Agora Joinville Parazinho é Notícia Revista Comunhao Bonde Cassilândia Urgente Xeretando Extraderondonia.com.br Fotos & Grafia Varginha Online Jornal Momento Correio 9 CPAD News Diário da Feira Nosso Paraná O Sistema é Bruto Max Notícias Região Noroeste Milicia da Imaculada Lagarto Como Eu Vejo Leitura do Povo Portal Cambé Na Mídia MS Projac Propagar News Fala Simões Filho Alô Jornal O Executivo JE Acontece Blog do Mauro Meu Sul Nh Tv Londrina News Bonde Metrópole FM Estação Litoral SP Folha de Boa Vista Brasil Dados News RSC Portal MT 40 graus Amazônia Press Parlamento PB Rádio São João Subúrbio News Roma News Portal do Careiro Andradas Hoje SES SP Sinprafarma Rádio Planalto Bahia Ligada Siemaco Paulo Publicidades