Notícia

Silcon Ambiental

Rio de Janeiro ganha centro de tecnologia em combustíveis

Publicado em 03 julho 2007

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Petrobras inauguraram, na sexta-feira (29/6), o Centro de Pesquisas e Caracterização de Petróleo e Combustíveis (CoppeComb).O centro, que contou com investimentos de R$ 8 milhões da Petrobras, está instalado no campus da UFRJ, na capital fluminense. O objetivo é ser um dos mais modernos laboratórios de pesquisa do setor no país.

O local será destinado à caracterização do petróleo e de biocombustíveis e pelo desenvolvimento de novos processos voltados à melhoria da qualidade dos produtos derivados do óleo explorado no Brasil.

São 1.150 metros quadrados de área construída, que abrigará doutores, pesquisadores e técnicos nas áreas de química e engenharia química. "Nosso objetivo é agregar valor aos biocombustíveis e também aos produtos derivados do óleo produzido no Brasil, tornando-os mais competitivos no mercado", disse Angela Uller, diretora da Coppe.

"Para isso, nossos pesquisadores vão aprimorar e desenvolver processos voltados especificamente para as características dos nossos combustíveis", destacou durante a cerimônia de inauguração.

Agência FAPESP

Mais informações: www.coppe.ufrj.br