Notícia

Unesp

Rio Claro oferece bolsa de pós-doutorado em engenharia sanitária

Publicado em 04 maio 2012

 

A Unesp de Rio Claro recebe até o dia 31 de maio inscrições para uma bolsa de pós-doutorado em engenharia sanitária. A oportunidade é oferecida por meio de uma parceria entre a Unesp, o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e o UCL (University College of London).

A pesquisa está inserida no âmbito de um edital conjunto da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) focado em tecnologias aplicadas ao setor de Saneamento. Assim, o projeto, cujo título é Desenvolvimento e aplicação de sistema de monitoramento contínuo de tamanho de flocos visando otimização da coagulação / floculação e filtração, busca validar um equipamento a ser desenvolvido pelo ITA para ser empregado nas estações de tratamento de água.

Na divisão das tarefas, cabe à UCL a transferência tecnológica; ao ITA, o desenvolvimento da parte eletrônica; e à Unesp, os estudos de validação e correção aplicados. Rodrigo Moruzzi coordena a parte do trabalho realizada na Unesp, que além do pós-doutorado, terá direito à oferecer bolsas de iniciação científica e mestrado.

“Nosso trabalho é determinar a função de distribuição de tamanho de partículas por meio de método de análise de imagem em sistema operando em escoamento contínuo, assim como estabelecer correlação e critérios para correção do sinal gerado por equipamento a ser desenvolvido”, detalha Moruzzi, que é professor do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Geociências, e Ciências Exatas (IGCE), Câmpus de Rio Claro.

Jovens doutores

A bolsa de pós-doutorado da Fapesp é voltada a cientistas muito promissores, que tenham obtido o título de doutor há menos de sete anos e que sejam aprovados em processo de seleção. O valor pago é de R$ 5.578,80 mensais. Interessados devem enviar currículo, carta de interesse e duas cartas de recomendação até 31 de maio para o e-mail rmoruzzi@rc.unesp.br .

 Assessoria de Comunicação e Imprensa