Notícia

Diário do Rio Claro online

Rio-clarense, professora de design da Unesp, Paula Landim, morre aos 61 anos (2 notícias)

Publicado em 13 de setembro de 2024

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Sampi

Rio Claro se despede da professora doutora Paula da Cruz Landim, aos 61 anos. Filha do reitor da universidade Paulo Milton Barbosa Landim, ela era titular do curso de graduação e pós-graduação em design, além de coordenadora da pós-graduação e da livre-docência em design de produto da Unesp Bauru.

Informações dão conta que a docente estava hospitalizada há vários dias, sendo que o quadro de saúde piorou. Não haverá sepultamento porque a família optou pela cremação. Além dela e do pai, a mãe Carminda da Cruz Landim e a irmã Fernanda da Cruz Landim também foram pesquisadoras e docentes da Unesp. Já os filhos Julia Yuri de Landim y Goya e Pedro Ryô de Landim y Goya estudaram na universidade e dão aula em outras instituições.

O ‘DNA unespiano' foi ressaltado em homenagem postada em redes sociais. “Paula era considerada “mãe acadêmica”, como gostava de dizer, de muitos e muitas, sempre generosa e acolhedora, dividia suas experiências e carinho com cada um. Muito orgulho da nossa Paula!! Descanse em paz!! Amigos do Design Unesp Bauru”, consta do texto.

Ele destacou não apenas a tristeza é imensa, mas também tudo aquilo que Paula proporcionou em mais de 30 anos de docência: orientações, produção científica, atuação nacional e internacional, levantamento sempre a bandeira do Design e da Unesp. “Conquistou um lugar de respeito junto às demais universidades brasileiras, seus textos, sua presença, seu conhecimento impactou cursos de graduação e pós graduação”, foi postado.

Paula da Cruz Landim também foi mestre em Geografia pela Unesp Rio Claro e realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Artes e Design de Helsinque, atual Aalto University, na Finlândia.

Entre as conquistas e orgulhos de sua carreira, ela destacava ter participado de um consórcio internacional com Universidades do Canadá, Inglaterra, Finlândia e a USP: ‘Inovação Social através de Arte e Design Participativos com Jovens nas Margens – Soluções para Engajar e Empoderar Jovens com Espelhamento Transatlântico', com fomento aqui no Brasil da FAPESP”.

Ainda sobre os feitos da trajetória acadêmica, enfatizava o fato da sua tese de doutorado ter virado o livro “Desenho de Paisagem Urbana: as cidades do interior paulista”, publicado pela Editora Unesp. Enquanto a sua tese de livre-docência, “Design, Empresa, Sociedade”, foi lançada pelo selo Cultura Acadêmica.

Ramon Rossi