Notícia

Planeta Universitário

Rigole Brasil

Publicado em 02 março 2018

A Université Sorbonne Paris Cité (França) e a USP oferecerão o curso “Rigole Brasil: Uma abordagem interdisciplinar para o entendimento teórico de mecanismos moleculares” de 26 a 30 de março de 2018. Segundo os organizadores, o curso é uma atividade interdisciplinar focada na compreensão das moléculas biológicas a partir de uma perspectiva estrutural, molecular e do ponto de vista das diversas disciplinas que são necessárias para entender seu comportamento.  O Rigole Workshop foi desenvolvido na França com o objetivo de mostrar aos alunos a importância de cada uma dessas disciplinas e a integração delas.

O tema central será o desenho molecular de fármacos. Os alunos descobrirão a existência de proteínas e moléculas de ácidos nucleicos de arquiteturas complexas. Cada disciplina contribuirá com um bloco de construção necessária para a compreensão do comportamento dessas moléculas e o desenvolvimento de uma ferramenta para simulações computacionais das dinâmicas desses sistemas.

A oficina está organizada com atividades distribuídas em uma semana completa, onde os primeiros dias são dedicados a tópicos de cinco disciplinas: Biologia, Química, Física, Matemática e Ciência da Computação.

O público-alvo são estudantes de graduação, mestrado e doutorado de áreas afins às ciências farmacêuticas (Biologia, Medicina, Física, Química e Informática). Serão oferecidas 20 vagas. O preenchimento das vagas será feito por meio da seleção dos participantes baseada no histórico escolar, carta de recomendação e declaração da motivação para participação.

Para se inscrever, os interessados deverão se inscrever pelo e-mail rigole@glu.fcfrp.usp.br. O curso é gratuito e será realizado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP (av. Bandeirantes, 3900, Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto, SP).

Mais informações pelo e-mail rigole@glu.fcfrp.usp.br.

Agência FAPESP