Notícia

Info Exame online

Ribeirão Preto ganha grupo de estudos sobre neurociência

Publicado em 27 agosto 2013

São Paulo - O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) obteve a aprovação para a criação do grupo de estudo Reflexões em Neurociência Contemporânea, que terá base em Ribeirão Preto.

O grupo será coordenado pelo neurofisiologista Norberto Garcia Cairasco, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e pesquisador responsável do Projeto Temático "Neurociências, epilepsia e arte. Caracterização interdisciplinar da cepa WAR e modelos de epilepsia correlacionados. As oficinas Da Vinci, divulgação científica e quebras de estigmas da epilepsia", apoiado pela FAPESP.

O propósito do grupo é discutir as funções e disfunções do cérebro a partir de uma visão integrada e transdisciplinar. Serão levados em conta aspectos subjacentes às análises de vários campos do conhecimento, conceitos filosóficos e características do comportamento humano, entre os quais: história da arte, história da ciência, consciência, livre-arbítrio, moralidade, violência e tomada de decisão.

As discussões serão baseadas nas abordagens de autores como o biólogo americano Edward O. Wilson, o neurocientista britânico Francis Click (1916-2004), o físico americano Thomas S. Kuhn (1922-1996), o biólogo britânico Denis Noble, o professor de neuroestética Semir Zeki, da University College London, e a escritora americana Anne Fadiman.

Entre as atividades já definidas para o grupo estão o simpósio internacional NEWroscience 2013 - Epilepsies: Complexity and Comorbidities, que ocorrerá entre 18 e 21 de setembro na FMRP, a organização de mesas-redondas sobre assuntos polêmicos relacionados à neurociência na contemporaneidade e a divulgação da 3ª Semana Nacional Cérebro, prevista para março de 2014.

Por Agência FAPESP