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Gazeta Mercantil

Rhodia e Unicamp lançam programa (1 notícias)

Publicado em 19 de maio de 1995

Por Ana Heloísa Ferrero — de Paulínia
Para reduzir custos e melhorar a prestação de serviços de seus parceiros, o conjunto industrial da Rhodia, em Paulínia (SP), lançou ontem o Programa de Capacitação de Empreiteiros. Com o apoio da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o programa reúne 29 empresas selecionadas pela Rhodia e sua realização representará um investimento de R$ 80 mil, dividido entre os envolvidos. Ao ano, a Rhodia gasta com essas 29 empresas cerca de R$ 7 milhões, o equivalente a 2% do faturamento do conjunto industrial de Paulínia, que é de R$ 350 milhões. O programa visa ao desenvolvimento de um sistema de prestação de serviços adequados à Rhodia, que permita ao máximo a redução dos gastos que a empresa tem com esses parceiros. "Sabemos que a redução de custos de uma empresa é um processo evolutivo e, portanto, não há como prever quanto iremos ganhar em determinado período com esse programa", ressaltou o diretor geral do grupo Rhodia, André Trucy. O conjunto de Paulínia tem ao todo 52 parceiros prestadores de serviços, que atuam nas áreas de projetos de engenharia e manutenção mecânica, elétrica e automação, limpeza, jardinagem e restaurantes. Os critérios de escolha dos participantes do programa, conforme o gerente geral da unidade, Raffaele Franchi, foram o potencial de cada empresa, sua proximidade com a Rhodia - dentro de um raio de aproximadamente 50 quilômetros para que os trabalhos sejam executados com maior rapidez - e objetivos comuns, como por exemplo o respeito ao meio ambiente. Redução de parceiros O programa de capacitação poderá significar uma redução até mesmo no número de parceiros, uma vez que a Rhodia exige uma estabilidade de fornecimento de serviços. "Sempre que uma empresa vence uma concorrência para a prestação de um serviço para nós, ela acaba agregando custos e não valores para a Rhodia", afirmou Franchi. De acordo com o gerente geral, esse é um problema que vem ocorrendo há muito tempo porque, na maioria das vezes, a empresa não atua próximo ao conjunto industrial de Paulínia e, ao ser contratada, demora para montar um canteiro de obras e mais um outro tempo para ir embora, após a prestação de serviços. Essa foi uma dificuldade que um dos parceiros da Rhodia, a Triel Engenharia, de Santos (SP), enfrentou antes de abrir uma filial em Campinas, próximo a Paulínia. O diretor, presidente da empresa, Francisco Rennó Neto, um dos participantes do programa, contou que, ao expandir seus negócios, na década de 80, verificou a necessidade de ampliar para melhor atender seus clientes e resolveu abrir novas unidades em pontos estratégicos, inaugurando filiais em Belo Horizonte, Bahia e Campinas, a mais recente, com apenas dois anos de atividades. "Temos a intenção de ampliar também para o Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória e neste ano já definimos uma filial em Volta Redonda", antecipou. Crescimento da concorrência Com um faturamento anual da ordem de US$ 6 milhões, a Triel tem cerca de trinta clientes ativos, como Petrobrás, Companhia Siderúrgica Nacional, Cosipa e Petroquímica União. Para a Rhodia, a empresa realiza a manutenção preventiva do sistema elétrico, que reduz paradas nos sistemas de produção. "Acredito que o programa com que participaremos da Rhodia será importante para descobrirmos quais são as nossas falhas e mudarmos rapidamente, já que a concorrência cresce a cada dia, em todos os setores", observou Rennó Neto. Os temas do programa são relacionados à conjuntura econômica, clientes, missão da empresa, gestão administrativa e financeira, qualidade total, custos e marketing, além de segurança industrial, saúde ocupacional e meio ambiente. Esta é a segunda etapa de um processo de capacitação de empresas que atuam com a Rhodia Paulínia, iniciado em janeiro de 1994 com o projeto de capacitação de fornecedores de materiais. Já foram formadas nesse programa 25 empresas e 11 estão em fase de conclusão.