Notícia

Cultivar

Revitalização da cadeia vitivinícola paulista

Publicado em 07 dezembro 2009

O projeto de pesquisa "Revitalização da cadeia vitivinícola paulista: Competitividade, governança e sustentabilidade", apoiado pela FAPESP por meio do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, realizará seminário para apresentação de seus resultados.

O projeto, em sua segunda fase, resultou na elaboração de um banco de dados original sobre a vitivinicultura paulista, notadamente nos municípios de maior destaque no setor: Jarinu, Jundiaí, São Miguel Arcanjo e São Roque.

O seminário será realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão ligado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, quinta-feira (10/12), em São Roque (SP), com apoio da Prefeitura Municipal de São Roque e dos Sindicato da Indústria de Vinho de São Roque.

Coordenado por Adriana Renata Verdi, do IEA, o projeto envolve pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adriana falará sobre o "Censo vitivinícola paulista". "Resultados das análises químicas dos vinhos paulista" será o tema de Gisele Anne Camargo, do Ital, enquanto Cláudio Luiz Messias, da Unicamp, falará sobre "Avaliação microbiológica do mosto e do vinho paulista", entre outras palestras.

O evento é voltado a vitivinicultores paulistas, pesquisadores e instituições envolvidos com a vitivinicultura no Estado.

O seminário será realizado na Sala Museu Darcy Penteado do Centro Educacional e Cultural Brasital, Av. Aracaí, 250, São Roque.

Mais informações: (11) 5067-0285/0480 (IEA) e (11) 4712-3231 (Sindusvinho).

Fonte: Agência FAPESP - http://www.agencia.fapesp.br/