Notícia

Quimiweb

Revista recebe artigos sobre impacto de infecções virais maternas no desenvolvimento pré e pós-natal

Publicado em 21 junho 2021

Agência FAPESP - A revista Reproductive Toxicology, da editora Elsevier, está preparando uma edição especial com foco no impacto das infecções virais maternas no desenvolvimento pré e pós-natal do bebê. Pesquisadores interessados podem enviar artigos sobre o tema para avaliação.

Entre os três editores está a professora aposentada Wilma de Grava Kempinas, do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu.

A “chamada de artigos” está aberta a manuscritos atualizados e de última geração sobre os efeitos de quaisquer infecções virais maternas no resultado da gravidez, como perdas gestacionais, partos prematuros, comprometimento do crescimento pré-natal, anomalias congênitas, neonatal e morbidade e mortalidade perinatal.

Também são de interesse a transmissão vertical (de mãe para filho) da infecção, as alterações causadas por vírus na placenta e nos tecidos fetais e os mecanismos fisiopatológicos subjacentes. Estudos sobre o impacto de infecções e/ou respostas imunes desencadeadas (incluindo vacinação) no desenvolvimento somático e neurocomportamental pós-natal, déficits cognitivos e risco de longo prazo de doenças neuropsiquiátricas também se enquadram no escopo desta chamada de artigos.

Outro assunto importante e atual são as investigações dos efeitos da infecção materna por SARS-CoV-2 no resultado da gravidez e na saúde infantil.

Os tipos de artigos potencialmente elegíveis para publicação incluem revisões interpretativas, revisões sistemáticas, meta-análises e relatórios de dados originais de investigações experimentais, clínicas e epidemiológicas.

“Os autores podem submeter manuscritos até o final de dezembro de 2021. Os trabalhos aceitos serão publicados em seguida. O volume especial completo sai em 2022, reunindo todos os artigos, alguns deles publicados ainda em 2021”, disse Kempinas à Agência FAPESP.

A submissão de artigos deve ser feita pelo seguinte link: https://www.editorialmanager.com/rtx/default.aspx . Os autores devem selecionar “VSI: Prenatal viral infections” ao enviar os artigos para a edição especial.

Mais informações em www.journals.elsevier.com/reproductive-toxicology/call-for-papers/pre-and-postnatal-development-of-the-conceptus

Fonte: Agência FAPESP