Notícia

Terra Magazine

Revista Índio

Publicado em 04 maio 2011

Por Felipe Milanez

Na quinta-feira 5 de maio será lançada, na Livraria da Vila, a revista Índio. A publicação, editada pelas jornalistas Júlia Magalhães e Christiane Peres, dá continuidade a um projeto que surgiu na Funai, a revista Brasil Indígena, da qual eu fui um dos editores, junto de Júlia, e que tinha o objetivo de divulgar a questão indígena e contribuir para diminuir o preconceito contra os índios no Brasil. Índio segue a mesma linha, agora mais aperfeiçoada, do belo projeto gráfico criado por Marcelo Aflalo. É uma publicação não apenas para informar sobre a situação dos índios no Brasil, mas, principalmente, para fazer as pessoas se apaixonarem pela causa indígena. Vale a pena conferir.

Os povos indígenas ocupam 13% do território do Brasil. Inverteram a curva demográfica e, desde o fim da década de 1980, crescem acima da média nacional - enquanto a população brasileira cresce 1,6% ao ano, a indígena cresce 3,5%. Elemento essencial à construção da identidade nacional, esses povos devem ser considerados no atual contexto político-social.

A revista ÍNDIO é uma publicação bimestral voltada para a cultura indígena que valoriza as nossas raízes e respeita a nossa diversidade. Nela são abordados diversos aspectos da realidade das 220 etnias que vivem no país.

Com estilo e linguagem próprios, ÍNDIO trata da compreensão histórica e da condição contemporânea da ascensão dos povos indígenas brasileiros. São reportagens, ensaios fotográficos, artigos e entrevistas sobre esses povos, seus rituais, seus desafios e suas conquistas.

A sustentabilidade dessas comunidades será um dos temas abordados em cada edição, já que hoje um dos grandes desafios é justamente como podem conviver em harmonia com o desenvolvimento econômico do país, contribuindo de forma bastante significativa para a preservação ambiental.

Apoio cultural

ÍNDIO foi classificada em segundo lugar no Programa Cultura e Pensamento 2009/2010, do Ministério da Cultura. A seleção, organizada pela Associação dos Amigos da Casa de Rui Barbosa, conta ainda com o patrocínio da Petrobras e visa estimular a sustentabilidade de periódicos de cultura com abrangência nacional.

Equipe

Júlia Magalhães - editora

Jornalista responsável, em 2006, pela reedição da revista Brasil Indígena, publicação da Fundação Nacional do Índio. Atualmente, também é sócia da agência 2PRÓ Comunicação, onde é responsável pelo atendimento do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana.

Christiane Peres - editora

Foi repórter da revista Brasil Indígena, da Funai. Colabora com diversas publicações, como Le Monde Diplomatique Brasil, Agência Carta Maior e Agência Repórter Brasil. Também foi repórter da Agência Brasil, da antiga Radiobrás.

Marcelo Afalo - editor de arte

Responsável pelo projeto gráfico da Brasil Indígena, em 2006, é designer gráfico e professor da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP.

Christian Knepper - fotógrafo

Nasceu na Alemanha, mas vive no Brasil desde 1989. Vencedor de duas edições do Concurso Leica Fotografe, em 2007 e 2009, e finalista no Concurso Wildlife Photographer of the Year 2009, promovido pelo Museu de História Natural de Londres em parceria com a revista BBC Wildlife.

Conselho editorial Azelene Kaingang, socióloga e líder indígena.

Banhi-re Kayapó, líder indígena kayapó.

José Porfírio de Carvalho, indigenista e coordenador do Programa Waimiri-Atroari, da Eletronorte.

José Carlos Meirelles, indigenista e ex-coordenador da Frente de Proteção Etno-Ambiental do Rio Envira (Funai-AC).

Carmen Junqueira, antropóloga, professora da PUC-SP e assessora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Betty Mindlin, co-fundadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e autora de "Diários da Floresta".

Felipe Milanez é jornalista e advogado, mestre em ciência política pela Universidade de Toulouse, França. Foi editor da revista Brasil Indígena, da Funai, e da revista National Geographic Brasil, trabalhos nos quais se especializou em admirar e respeitar o Brasil profundo e multiétnico.

Fale com Felipe Milanez: felipemilanez@terra.com.br