Notícia

Agência de Notícias – Defesa

Revista FAPESP homenageia 120 anos do Butantan

Publicado em 10 fevereiro 2021

Na edição de fevereiro, a Revista Pesquisa FAPESP, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, traz reportagens e entrevistas que resgatam a história do Instituto Butantan e suas diversas frentes de atuação. A coleção de matérias ilustradas por infográficos conta marcos da instituição e dá voz aos biólogos, pesquisadores, médicos e farmacêuticos – peças-chave na ascensão da Ciência e saúde pública no país e no mundo.

Uma das entrevistas ficou a cargo do diretor do instituto, Dimas Tadeu Covas, que explicou a participação do Butantan nos estudos em parceria com a Sinovac e sua importância nos ensaios clínicos da fase 3 da CoronaVac. Dimas revisita o período em que assumiu a diretoria e descreve as dificuldades que foram superadas a partir de muito entusiasmo, até chegar no que o instituto é hoje: Ciência, ensino e cultura com propósito bem definido.

Em outra matéria, a revista apresenta um panorama do Butantan que vai desde a pesquisa e produção até projetos de ampliação da instituição. De jeito lúdico o texto informa, por exemplo, a quantidade de funcionários, museus, visitações e coleções zoológicas, bem como dados relacionados às pesquisas no instituto.

A edição apresenta, ainda, uma reportagem sobre o Centro de Pesquisa em Toxinas, Resposta Imune e Sinalização Celular, apoiado pela FAPESP, em que o Butantan se debruça sobre o desenvolvimento de novos medicamentos a partir de moléculas com potencial biológico extraídas de animais, possibilitando que pesquisadores investiguem a ação e os possíveis usos de toxinas.

A FAPESP é a principal financiadora das atividades científicas do Instituto Butantan e totaliza 941 projetos desde 1990. Você pode acessar o site – que tem conteúdo aberto e gratuito – e conferir esta edição de nº300, bem como as anteriores.