Notícia

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Revista Fapesp destaca competição entre projetos de casas com energia sustentável, que tem a participação de alunos da UFMG

Publicado em 18 janeiro 2010

A edição 167 deste mês da Revista Pesquisa, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), veicula reportagem sobre a participação de projeto brasileiro de casa sustentável na competição Solar Decathlon Europe, em junho próximo. O trabalho foi desenvolvido por consórcio de seis universidades, incluindo a UFMG, e tem como característica a autossuficiência em eletricidade, obtida a partir de raios solares. A competição acontecerá em Madri, na Espanha. De acordo com a revista, será a primeira vez que uma equipe da América do Sul participa da Decathlon.

"Como numa prova de decatlo no atletismo, os competidores têm que se submeter a 10 provas e a base que garante a não perda de pontos está na sustentabilidade da energia, capaz de prover toda a iluminação e o funcionamento de aparelhos eletrônicos dentro da casa, além de manter o conforto térmico com temperatura adequada. O projeto brasileiro está sendo elaborado há mais de um ano e leva em conta as necessidades e regras da prova". registra o jornalista Marcos de Oliveira, autor da reportagem. O projeto, denominado Casa Solar Flex, envolve alunos da UFRJ, USP, UFRGS, UFSC e Unicamp, além da UFMG.

Como informa Oliveira, a casa começa a ser construída neste mês de janeiro na Cidade Universitária em São Paulo, na USP, onde será executada a fase de montagem e testes. "Em abril, ela vai ser desmontada e enviada de navio para a Espanha. Lá, no início de junho, serão 10 dias de montagem até a abertura da competição no dia 18", informa.

Leia aqui a reportagem completa da Revista Pesquisa Fapesp: http://www.revistapesquisa.fapesp.br/index.php?art=4035&bd=1&pg=1

Informações sobre o projeto, equipe e a competição podems er acessadas no site: www.sdbrasil.org.