Com o apoio financeiro dos programas de pós-graduação do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e do programa de apoio às publicações periódicas científicas da Universidade de São Paulo (USP) a Revista de História chega a sua edição de número 168.
A publicação semestral especializada em História tem o objetivo de divulgar artigos e estimular as discussões acadêmicas na área das ciências humanas em geral.
O novo exemplar traz dois conjuntos de textos. A primeira parte é composta pelo dossiê O Atlântico Equatorial: sociabilidade e poder nas fronteiras da América portuguesa, que conta com artigos escritos por especialistas em história indígena, administração colonial, movimentos migratórios e atividade missionária cristã.
A segunda parte traz artigos que propõem o surgimento de debates das áreas por meio da análise crítica documental, como diários de viagens e cartas jesuíticas, por exemplo. Os artigos abordam a importância das fontes para a compreensão da história social, econômica e científica do Brasil entre os séculos XVI e XX.
A revista traz ainda uma resenha do livro Liberalismo y poder. Latinoamérica en el siglo XIX, organizado por Ivan Jaksic e Eduardo Posada Carbó, e outra do livro Free at last! The impact of freed slaves on the roman empire , editado por Sinclair Bell e Teresa Rambsy.
A versão impressa da revista pode ser comprada nas livrarias da editora da USP (EDUSP) e da Humanitas (FFLCH/USP).
A versão on-line está disponível em: http://revhistoria.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=271:rh-168&catid=6&Itemid=7&lang=br>
Fonte: Agência FAPESP