A Internet acaba de ganhar uma revista nacional. No próximo dia 11 de setembro chegará às bancas a Internet World Brasil, a edição brasileira da publicação norte-americana Internet World, uma das principais revistas especializadas na rede mundial de computadores, que depois de um ano e meio em circulação alcançou a tiragem de 250 mil exemplares.
A iniciativa partiu da Mantel, empresa brasileira promotora de eventos e congressos de informática, que Fechou uma parceria com a Mecklermedia para a criação da MancktelMedia, a divisão do grupo responsável pela publicação nacional. A Mecklermedia é um grupo de Nova York conhecido por três produtos ligados à Internet - a revista, o serviço de acesso e os eventos internacionais.
A Internet World Brasil terá seções fixas contendo o guia de serviços nacionais, as novidades do mercado e informações de como entrar e navegar na rede, além de uma coluna reservada à opinião dos usuários da Internet. A publicação, de circulação mensal, terá 130 páginas. Para o seu lançamento, a tiragem prevista é de 70 mil exemplares, podendo chegar a 100 mil até o primeiro trimestre do próximo ano.
A maior parte da revista será feita com base no material internacional, e trará artigos da Internet World EUA e da Business Week. A produção nacional será chefiada por Sérgio Charlab, editor especial do JORNAL DO BRASIL, tendo no conselho editorial o coordenador geral da Rede Nacional de Pesquisa. Tadão Takahashi, e Cristina de Luca, editora de O GLOBO Informática.
Para Marcos Wettreich, diretor do grupo Mantel. "o mercado da Internet no Brasil deverá refletir o seu desempenho internacional. Em um primeiro momento, será dada ênfase ao uso comercial da rede, com a exploração do potencial de consumo, principalmente do mercado doméstico, para posteriormente conquistar o usuário corporativo".
Wettreich declarou que a publicação pretende atingir o público que é totalmente leigo no assunto, trazendo explicações e informações para os usuários iniciantes. "A revista não terá exageros técnicos, com linguagem irreconhecível, uma característica do mundo da informática."
O grupo Mantel já vinha, desde o ano passado, promovendo seminários sobre a Internet nas capitais brasileiras, alem de ter realizado um congresso nacional. A partir daí, decidiu investir na criação de uma publicação para esse setor. O projeto também inclui a oferta de serviços pela Internet, assim como a promoção de outros eventos acompanhando o perfil da produção da Mecklermedia nos Estados Unidos.
MERCADO PUBLICITÁRIO
No final da semana passada, a publicação foi apresentada para o mercado publicitário, atraindo os anunciantes do setor de informática, as empresas que têm como público-alvo os usuários da Internet, e os provedores de acesso e serviços da rede. Entre esses, também se incluem os anunciantes que pretendem lançar produtos para os consumidores das classes A e B.
Pesquisa realizada entre os 530 mil leitores da edição norte-americana da revista revelou que 84% têm poder de compra, 50% deles com renda média familiar anual entre US$ 50 mil e US$ 100 mil. A maioria tem formação em pós-graduação e é casada.
A primeira edição da Internet World traz entrevista com o presidente da Microsoft. Bill Cates, falando da Internet no Brasil. Tem também o depoimento de Glória Perez, da Rede Globo, que está escrevendo uma novela lendo como pano de fundo a Internet. A edição de outubro vai ensinar a publicar informações na rede, e mostrar a convergência das outras mídias na versão eletrônica da Internet.
A assinatura anual da revista será de R$ 39. O exemplar avulso sairá por R$ 4,50. Para o mercado publicitário o preço da página oscila entre R$ 7 mil e R$ 8 mil.
Notícia
Gazeta Mercantil