Notícia

Corrosão e Proteção

Revista Corrosão & Proteção se prepara para o SciELO

Publicado em 01 dezembro 2010

Por 04

O Acesso Adequado e atualizado à Informação Técnico-Científica é essencial para o desenvolvimento econômico-social, especialmente para apoiar os processos de tomada de decisão na planificação, formulação e aplicação de políticas públicas e para o desenvolvimento e a prática profissional. Ainda assim, os periódicos científicos dos países emergentes enfrentam graves barreiras de distribuição e disseminação, o que limita o acesso e o uso da informação científica gerada em suas bases.

Especificamente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países emergentes e, em particular, na América Latina e Caribe, o SciELO - Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Esta entidade proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como "ciência perdida". Além disso, o Modelo SciELO contém procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos.

Modelo SciELO - O Modelo SciELO é o produto da cooperação entre a FAPESP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a BIREME, Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, e instituições nacionais e internacionais relacionadas com as publicações científicas e seus respectivos editores. Um projeto piloto, envolvendo 10 periódicos brasileiros de diferentes áreas do conhecimento, foi elaborado com êxito entre Março de 1997 e Maio de 1998, com o desenvolvimento e a avaliação de uma metodologia adequada para a publicação eletrônica na Internet. Desde Junho de 1998, o projeto opera regularmente, incorporando novos títulos de periódicos e expandindo sua atuação para outros países. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (www.cnpq.br).

A Metodologia SciELO permite a publicação eletrônica de edições completas de periódicos científicos, a organização de bases de dados bibliográficas e de textos completos, a recuperação de textos por seu conteúdo, a preservação de arquivos eletrônicos e a produção de indicadores estatísticos de uso e impacto da literatura científica.

O Modelo SciELO favorece a operação de sites nacionais e também de sites temáticos. Sua aplicação pioneira é o site SciELO Brasil (www.scielo.br), um portal que integra e provê acesso à rede de sites SciELO que está em operação (www.scielo.org).

Este sistema permite o desenvolvimento de alianças entre os atores nacionais e internacionais da comunicação científica — autores, editores, instituições científico-tecnológicas, agências de financiamento, universidades, bibliotecas, centros de informação científica e tecnológica e outros correlatos, com o objetivo de disseminar, aperfeiçoar e atualizar o Modelo SciELO. A operação da rede SciELO baseia-se fortemente em infra-estruturas nacionais, o que contribui para garantir sua futura sustentabilidade.

Alinhada a esse desejo de disseminação do conhecimento por meio de canais de acesso público, a Revista Corrosão & Proteção assume, a partir desta edição, a característica de publicação técnico-científica, com a preparação para sua indexação junto ao SciELO. Em breve, todos serão beneficiados. Os leitores e pesquisadores terão à disposição um maior número de artigos para consulta online. Já os autores serão favorecidos à medida que os trabalhos publicados passarem a constar no ranking das entidades de ensino.

Boa leitura!

Os Editores