Notícia

JC e-mail

Revista ComCiência chega ao número 100

Publicado em 10 julho 2008

A revista de divulgação científica ComCiência, uma publicação eletrônica produzida pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) chega, no mês de julho, a seu número 100.

Lançada em 1999, a revista tem hoje uma média de 22 mil acessos diários e mais de 13 mil assinantes (estudantes, pesquisadores, docentes e pessoas interessadas em ciência de um modo geral) que recebem seu boletim de notícias gratuitamente.

A ComCiência aborda, mensalmente, um tema específico a partir de reportagens e artigos de especialistas de diversas áreas do conhecimento. Em 2008 já foram abordados os temas: Consumo, Punição, África, Indicadores e Lixo. Todas as edições da ComCiência, desde 1999, continuam disponíveis na íntegra para acesso online. Entre as edições antigas mais acessadas até hoje estão Petróleo (dezembro de 2002) e Brasil Negro (novembro de 2003).

Na sua centésima edição, comemorativa, a ComCiência aborda o tema Divulgação Científica e traz seis reportagens, dez artigos de especialistas no assunto, além de uma resenha e três entrevistas.

No editorial, o coordenador do Labjor e editor-chefe da revista, Carlos Vogt, atual Secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, faz um apanhado histórico da criação e do desenvolvimento da ComCiência, destaca como as demais atividades de pesquisa, ensino e divulgação, desenvolvidas pelo Labjor, se inserem numa visão mais crítica e reflexiva da divulgação científica, com ênfase não apenas no acesso à informação, mas na formação do cidadão capaz de opinar e participar da produção do conhecimento científico.

“O número 100 marca o desenvolvimento de uma publicação que começa como exercício acadêmico, escolar, para formação dos alunos. A revista passou a ser um referencial nas publicações eletrônicas, tanto para a leitura descomprometida, por prazer, como também do ponto de vista de formação dos alunos que usam a revista como fonte para trabalhos escolares e como referência para produção de artigos científicos”, afirma.

A revista ComCiência conta ainda com uma seção de notícias que, desde agosto de 2003, passou a ser diária e, desse modo, funciona como uma agência de notícias sobre ciência, tecnologia e inovação. Além disso, a seção HumorComCiência aborda a ciência de maneira descontraída.

Jornalistas especializados

Participam da revista ComCiência uma equipe multidisciplinar de jornalistas, pesquisadores e colaboradores especializados em jornalismo científico, como biólogos, sociólogos e lingüistas.

Todos profissionais que passaram pelo curso de especialização em jornalismo científico oferecido pelo Labjor desde 1999. O curso tem duração de três semestres e se destina à formação de jornalistas científicos, divulgadores de ciência e assessores de comunicação de universidades e centros de pesquisa.

Além da equipe fixa, a revista conta ainda com a produção dos alunos do curso e bolsistas do programa Mídia Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp). Ao longo das cinco edições do curso, já passaram pela redação da ComCiência 78 bolsistas Mídia Ciência que tiveram na redação da revista um verdadeiro laboratório de jornalismo científico.

Na quinta turma, concluída em junho de 2008, a revista contou com 14 desses bolsistas. As inscrições para a sexta turma do curso devem ter início em dezembro de 2008.

Para Vogt, a ComCiência é uma revista singular porque, além de ser um instrumento de divulgação científica, é também um laboratório de formação e uma revista de referência acadêmica, já que aparece citada em trabalhos como dissertações de mestrado e teses de doutorado.

“Desde o começo, a ComCiência se propôs tratar da ciência enquanto divulgação científica, no sentido amplo, isto é, tratar das ciências humanas, das ciências exatas, das ciências da vida, das humanidades, isto é, tratar desse universo que é abarcado pelo conceito amplo de cultura científica”, conclui.

Acesse a revista ComCiência em: http://www.comciencia.br/comciencia/

Conheça as outras publicações do Labjor em: http://www.labjor.unicamp.br/