Notícia

Jornal da Unesp online

Revista Ciência & educação será indexada ao SciELO

Publicado em 20 junho 2007

A Revista Ciência & educação foi aprovada para ser indexada à coleção SciELO (Scientific Electronic Library Online), em abril. Essa coleção, referência em divulgação de periódicos científicos de reconhecida qualidade, é um produto da associação entre a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e o Bireme (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde). A publicação é vinculada ao Programa de Pós-gradução em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências (FC), câmpus de Bauru.

Para seu editor, Roberto Nardi, a indexação ao SciELO é fruto de um processo contínuo de aprimoramento do periódico, iniciado com a primeira edição, em 1995. "Contamos com o auxílio de um sólido e qualificado corpo editorial, responsável pela avaliação das pesquisas veiculadas", enfatiza.

Nível A no sistema Qualis de avaliação de periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior), Ciência & educação é bilíngüe e suas novas edições são lançadas a cada quatro meses, nos formatos eletrônico e impresso. Artigos teóricos e outros decorrentes de estudos em ensino de Ciências, Matemática e áreas afins formam seu conteúdo editorial, produzido por mais de 150 colaboradores no País e no exterior.

Origem — O nascimento da revista confunde-se com o processo de implantação da Pós-graduação em Educação para a Ciência da FC, lembra Nardi. Entre as ações empreendidas, destacam-se aquelas que visam a melhoria do ensino na área, na região de Bauru. Dessa forma, segundo o doente, nasceram e foram institucionalizados os "Ciclos de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental", hoje em sua XXII edição, além do Curso de Especialização e do mestrado. "O apoio de órgãos financiadores como Capes, CNPq, Fapesp e Fundunesp e de bolsistas ligados ao programa são decisivos para a sobrevivência da revista", afirma Nardi.

A instituição do Curso de Doutorado, a partir de 2001, consolidou a FC como um dos importantes centros de pesquisa na área de atuação da revista, que nos últimos anos tem recebido a aprovação da Comissão de Editoração da UNESP, órgão ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa (Prope). O modelo SciElo de divulgação científica, segundo seus idealizadores, assegura a visibilidade e o acesso universal à literatura científica dos países em desenvolvimento.

Genira Chagas