Notícia

Portal da Universidade Federal de São Paulo

Revista Acta Paulista de Enfermagem chega aos 25 anos e tem conteúdo digitalizado

Publicado em 28 agosto 2013

Cumprindo a missão de divulgar o conhecimento científico ao publicar pesquisas que contribuem com as práticas e o ensino em saúde, a revista Acta Paulista de Enfermagem, publicação oficial da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp, chega aos 25 anos atenta às tendências do mercado editorial: desde 2012 está disponível para download gratuito em versão digital, inclusive para tablets. O próximo número está programado para ser publicado no final de setembro.

“É um material histórico para a Unifesp. Existem poucas opções de revistas nessa área no Brasil, e as que entram no mercado encontram dificuldades para se manter ao longo do tempo, portanto, é um prestígio da nossa universidade poder contar com uma publicação de qualidade como é a Acta”, disse a reitora Soraya Smaili em reunião com a editora-chefe da revista, a professora Sônia Barros, no dia 28 de agosto.

Lançada em 1988 e filiada à Abec (Associação Brasileira de Editores Científicos), a Acta Paulista de Enfermagem possui um corpo editorial que reúne pesquisadores da Unifesp e estrangeiros, representantes de instituições da Europa, da América Latina e dos Estados Unidos. A revista é mantida por meio de apoio financeiro da própria universidade e de agências como CNPQ e Fapesp. Em 2013, a Acta passa por ajustes em sua linha editorial para atingir os pré-requisitos exigidos pela PubMed, base de dados de indexação internacional das principais publicações do setor da saúde, e então ser veiculada por ela também.

A Acta Paulista de Enfermagem é editada em inglês e português para alcance internacional, e pode ser acessada pelo site da Unifesp no endereço eletrônico unifesp.br/acta/index.php, ou pelo facebook (facebook.com/ActaPaulEnferm). “A nossa ideia é tornar o conhecimento aberto e acessível a todos, sempre conquistando novos públicos e mantendo a credibilidade de nosso veículo”, afirmou a professora Sônia Barros.

28/08/2013 15:04