Notícia

Protec - Pró-Inovação Tecnológica

Reunião Técnica do Pipe

Publicado em 02 abril 2012


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) realizará, no próximo dia 9 de abril, das 10h às 12h, nova Reunião Técnica sobre o Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe). O evento, na sede da Fundação, tem como objetivo oferecer às empresas que apresentaram ou têm interesse em apresentar projeto ao Pipe oportunidade de resolver dúvidas antes do dia 18 de maio, fim do prazo para apresentar propostas para o segundo ciclo de análise do programa em 2012.

A reunião é aberta à comunidade interessada. A coordenação adjunta de Pesquisa para Inovação da Fapesp fará uma exposição sobre o Pipe e, em seguida, serão esclarecidas dúvidas sobre o programa e apresentação das propostas.

O Pipe foi criado em 1997 e se destina a apoiar a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em pequenas empresas sediadas no estado de São Paulo. Os projetos de pesquisa selecionados para apoio no Pipe deverão ser desenvolvidos por pesquisadores que tenham vínculo empregatício com pequenas empresas ou que estejam associados a elas para sua realização.

As propostas de pesquisa submetidas ao programa devem ser organizadas em três fases: Fase 1 - Análise de Viabilidade Técnico-Científica; Fase 2 - Desenvolvimento da Proposta de Pesquisa; e Fase 3 - Aplicação dos resultados visando à comercialização do produto ou processo que foi objeto da inovação criada a partir da pesquisa apoiada na Fase 1 e/ou Fase 2.

As propostas de pesquisa para a Fase 1 ou Fase 2 Direta do Pipe são avaliadas em lotes, três vezes ao ano. A proposta de pesquisa deve ser encaminhada à Fapesp pelo pesquisador responsável. A proposta deve ser endossada pela pequena empresa que o sedia.

O evento será realizado na sede da Fapesp, Rua Pio XI nº 1500, Alto da Lapa, São Paulo.

Para se inscrever, clique aqui.

Mais informações: (11) 3838-4362 / 3838-4216

(Fonte: Agência Fapesp - 02/04/2012)