Notícia

Agência Pará de Notícias

Reunião Ordinária do Conselho Superior da Fapespa será nesta sexta-feira

Publicado em 20 agosto 2009

O Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) realiza a sua 3ª Reunião Ordinária de 2009 nesta sexta-feira (21), a partir das 15 horas, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Na pauta, entre outros assuntos, será comunicado a assinatura vários convênios firmados entre a Fapespa e parcerios, além de homologações de resultados de editais já encerrados.

O primeiro convênio a ser comunicado será o assinado entre Banco da Amazônia, Sedect e Fapespa para a concessão de bolsas de monitores de Infocentros, através de edital cujo resultado já foi divulgado em Marabá, no ultimo dia 7, pela governadora Ana Júlia Carepa.

O segundo comunicado diz respeito ao convênio assinado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para a Implantação do programa Professor Visitante Sênior Nacional. Na pauta, ainda, o lançamento dos editais em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Na reunião serão divulgados os indicadores da Fapespa no exercício 2008/2009 e será feita uma apresentação das propostas de planejamento da fundação para o ano de 2010. Os conselheiros também receberão infromações sobre o novo Sistema de Recepção e Avaliação das Propostas à Redebio, criado e implantado pelo seu Núcleo de Informação e Informática.

O novo sistema, uma ferrmenta de chat da web, facilita e agiliza o processo de submissão das propostas que estão sendo enviadas, a partir dos Estados parceiros da Redebio, a saber, os Estados do Amazonas, Maranhão, Tocantins e Acre, além do Pará. Por meio deste sistema, os resultados serão mais rapidamente processados e divulgados.

A Fapespa vai repassar ao conselho, ainda, informações sobre as negociações de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), que tem como finalidade a implantação dos programas ALI (Agente Local de Inovação) e Protec (edital Pró-Inovação na indústria), e Sebraetec, que tem por objetivo promover a melhoria e a inovação de processos e produtos de micro e pequenas empresas, visando a incorporação de progresso técnico e o aumento da competitividade dos pequenos negócios.

Dentro dessa negociação com o Sebrae, estão também a parceria para a instalação do Centro de Inovação e Tecnologia do Mobiliário do PCT Guamá, para o programa de Bolsas para Especialização em Design, na Itália, e na Cooperação Técnica e Financeira para o Projeto RST.

Por fim, o conselho também irá aprovar a ata da 2ª Reunião Ordinária, realizada no dia 24 de junho de 2009 e homologará o resultado dos editais de Monitores de Infocentros (Edital nº 008/2009) e Infocentros (Edital nº 022/2008) já divulgados pela Fapespa.Ascom - Fapespa

Agência Pará