Notícia

Quimiweb

Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciência

Publicado em 05 outubro 2021

Por Agência FAPESP

A Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC) de 2021 terá início amanhã (06/10) e seguirá na sexta-feira (08/10) e nos dias 13 e 15 de outubro. O tema central do encontro será “Ciência, a fronteira infinita” e serão abordados assuntos como a pandemia de COVID-19, tecnologia, meio ambiente e a questão indígena.

A reunião terá a participação de palestrantes brasileiros e estrangeiros, entre eles a demógrafa brasileira Márcia Castro, diretora da Escola de Saúde Pública e População da Harvard University, nos Estados Unidos; o britânico Stuart Russel, um dos principais pensadores da inteligência artificial no mundo; e o economista francês Marc Fleurbaey, que revolucionou estudos sobre desigualdade e economia.

Voltado a todos os públicos, de cientistas a estudantes, passando por empresários, o encontro virtual será aberto com a exibição de “A Última Floresta”, filme atualmente em cartaz do qual o líder Yanomami Davi Kopenawa é corroteirista. Eleito ano passado para a ABC, Kopenawa é o primeiro indígena a integrar o quadro de acadêmicos. Ele falará após a exibição por meio de um vídeo. O diretor do filme, Luiz Bolognesi, também conversará com os participantes.

A reunião terá ainda três conferências magnas seguidas de debates, cada uma sobre um dos três temas do encontro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela página do evento. A transmissão ocorrerá pelo canal da ABC no YouTube. Os participantes inscritos receberão certificados em até 30 dias úteis após a realização do evento.

Mais informações: www.abc.org.br/evento/rmagnaabc21/.

Fonte: Agência FAPESP