Notícia

DCI online

Reunião discute subsídio a pesquisa

Publicado em 14 outubro 2015

São José dos Campos - O Parque Tecnológico de São José dos Campos será sede de um dos encontros mais importantes do ano no segmento de pesquisa e inovação no Estado de São Paulo. Nesta sexta-feira, 16, receberá reunião que apresentará a seleção pública de subvenção econômica destinada para pesquisas voltadas à inovação tecnológica.

 

O evento é organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e seu objetivo é atender as empresas paulistas de pequeno porte e que integram a cadeia produtiva da indústria aeroespacial.

 

 

Estarão no encontro autoridades do setor, como o diretor da entidade paulista, Carlos Henrique de Brito Cruz e o diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos e ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

 

A expectativa é que um grande número de empresários e potenciais investidores compareçam ao encontro, que apresentará um novo panorama para o setor.

 

Chamada pública

 

Na ocasião, será apresentada a chamada pública que integra o Programa Pipe/Pappe - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas/Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas, uma resultante da parceria entre a Fapesp e a Finep que visa ajudar empresas de base tecnológica a desenvolver produtos e serviços inovadores.

 

O Programa Pipe/Pappe será detalhado para os participantes, assim como as características e perfis dos potenciais beneficiários.

 

 

O programa intergovernamental apoia especificamente a execução de pesquisa científica em micro e pequenas empresas que contam com até 250 funcionários com sede no Estado de São Paulo.

 

"Esta reunião é uma oportunidade para que os empresários interessados em participar da seleção possam esclarecer suas dúvidas antes do dia 27 de novembro, quando termina o prazo para a inscrição dos projetos", afirmou o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e assessor do diretor científico da Fapesp, Douglas Zampieri.

 

Oportunidade

 

Para a prefeitura local, as subvenções à inovação concedidas pela Fapesp, a Finep e outros órgãos de financiamento adquirem grande importância no momento que sinaliza para o desenvolvimento econômico do setor aeroespacial.

 

 

"E também ajuda os empresários a oferecerem produtos e serviços adaptados às exigências dos mercados nacional e internacional e que elevam São José dos Campos a novos patamares de excelência na área de ciência e tecnologia", ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Sebastião Cavali.

 

O encontro terá entrada gratuita e acontecerá das 9h às 11h, no Auditório 3 do Parque Tecnológico. As inscrições, segundo os organizadores, deverão ser feitas pela internet.

 

O Parque Tecnológico São José dos Campos está localizado na Avenida Doutor Altino Bondensan, número 500, Distrito de Eugênio de Melo, São José dos Campos.

 

 

 

Júlio Ottoboni